Agora sim a linha está completa. Começou no Brasil a pré-venda da última versão da Série 3 que faltava para completar também no Brasil a oferta deste modelo cuja reputação mundial só vem crescendo há décadas, motivada pela sua excelência em combinar estilo, luxo e desempenho. Isso representa uma aposta alta por parte da BMW, mas que por sua vez demonstra que os planos deles para o país são grandes. Quem recebe os pedidos é a importadora Eurobike, em suas revendas do estado de São Paulo.
Para a maioria das marcas de carros de baixo custo, a ideia de versão básica é uma configuração dotada do mínimo possível para rodar, portanto carente de quaisquer itens de luxo ou adereços de aparência. Já as marcas de imagem mais refinada não podem correr o risco de manchar sua imagem produzindo um modelo “depenado” sob seu logotipo, então procuram seguir o caminho inverso. É interessante de ver que o 320i não deve absolutamente nada em visual aos irmãos 328i ou 335i, porque isso ajuda a preservar o valor do modelo. A marca não ganha fama por produzir um modelo básico e barato, mas sim por manter suas tradições mesmo ao lidar com os custos. Então se um Série 3 é visto em movimento na rua, vai ser impsosível descobrir qual é a sua versão. Por outro lado, possível mas também fácil de realizar é a tarefa de contemplar o estilo desse carro, cuja profusão de linhas modernas e dinâmicas já recebeu elogios das mais variadas fontes. O Série 3 consegue parecer mais elegante que o Audi A4, mas com ar mais esportivo que a impressão de limusine passada pelo Mercedes-Benz Classe C.
Cotada em R$ 129.900, a versão traz o motor 2.0 16v TwinPower de quatro cilindros, totalizando potência e torque de 184 cv e torque 27,5 kgfm, este a expressivas 1.250 rpm; o câmbio usado é sempre o automático de oito marchas, o que lhe permite fazer o 0 a 100 km/h em 7s3 e chegar à máxima de 235 km/h. A cabine segue a mesma possibilidade de troca de cores, e abusa da tecnologia na lista de itens: temos oito airbags, ar-condicionado digital, central multimídia com Bluetooth, controles de estabilidade e tração, freios ABS com EBD e rodas de liga leve aro 17”. Quando esta versão de fato chegar às revendas, é de se esperar que se ofereçam os mesmos pacotes de acabamento das outras variantes: Sport, Luxury e Modern. O BMW 320i tem importância para a frota do Brasil porque ele permite à marca participar de outro mercado, o que vem logo abaixo e conta com, por exemplo, Hyundai Azera, Kia Cadenza e Peugeot 508, para citar dos dos seus concorrentes mais recentes.