Fiat Punto 2013

Clique aqui para ver em alta resoluçãoOs variados modelos da linha de uma marca têm expectativas de venda também muito diversas. Além da questão do preço, essas diferenças têm relação com aspectos como os mercados de atuação, a imagem que tais carros passam, sua posição em relação à concorrência, etc. O Punto sempre foi importante para a Fiat pelas vendas volumosas na Europa, mas a atual geração ganhou valor especial por ter sido a principal responsável pela reversão de uma das piores crises econômicas que a Fiat atravessou.

Seu estilo se destacou por se diferenciar de tudo o que se conhecia até então, pelo menos em sua categoria. Afinal, enquanto a tendência da época eram as linhas retas e cheias de vincos com linha de cintura elevada (veja o caso dos nacionais Stilo e Vectra), ele despontava com formas mais orgânicas e com uma interessante fusão entre si: o capô se funde com o parachoque e os paralamas numa superfície só, sobre a qual se colocaram os farois como se fossem incrustados. Esse foi um desenho do famoso Giorgetto Giugiaro, e teve tanta aceitação na Europa (e mais tarde no Brasil) que passou a ser referência para os lançamentos futuros, ao lado do compacto 500. Anos depois ele viria a receber dois face-lifts, mas comparando as fotos se percebe que tiveram apenas efeito de atualização – este tipo de desenho daqueles que quando precisa mudar é melhor que seja muito pouco ou por completo, porque começar um novo desenho sem mudar o carro todo é muito fácil de quebrar sua harmonia e piorar o resultado.

Fiat Punto Attractive e EssenceO face-lift que chega ao Brasil é o primeiro que ele teve na Europa, enquanto lá eles estão no segundo. Porém, neste caso em especial isso não chega a ser uma desvantagem. Basta analisar as fotos para perceber que se tratam apenas de dois estilos diferentes. Não é que um seja mais evoluído que o outro, tanto que eles poderiam ter sido aplicados na ordem inversa sem problemas. Nosso Punto continua com a grade bipartida, mas ela ficou maior e agora separada por um friso preto, que passa a conter as luzes de direção. Isso liberou espaço para o friso cromado logo acima, que destaca o logotipo da marca e lhe dá uma agradável identidade visual com o Cinquecento e outro modelo que este último inspirou, o Palio de nova geração. As laterais ganharam novas rodas, enquanto a traseira mudou de parachoque e teve as lanternas com disposição de luzes redesenhada – ficaram escurecidas e agora usam LEDs, o que lhes dá o mesmo ar de futurismo conseguido pela minivan Idea. O logotipo também é novo, mas é entrando no carro que se percebe sua maior evolução.

Fiat Punto SportingO painel mudou por completo, trocando o console central de linhas retas por um de desenho mais arredondado, e envolto por uma faixa de cor contrastante que segue pelas laterais até alcançar as saídas de ar dos extremos, ao passo que as saídas centrais ficaram visualmente separadas do resto. A qualidade dos materiais melhorou e o efeito final é agradável, rejuvenescendo a cabine ao mesmo tempo que lhe deixa elegante, porque a peça anterior era tão comprimida que não causava o destaque que essa seção do painel deveria ter. A gama de versões continua com quatro, mas agora a Attractive usa o 1.4 Fire Evo de 88 cv, enquanto a Essence ficou com o 1.6 e deixou o 1.8 restrito à Sporting, ambos 16v e flex. Outro destaque igualmente interessante é que o sistema Blue&Me recebeu a tecnologia Eco Drive, que monitora a condução do carro sob o ponto de vista da eficiência, e permite acessar as informações pelo computador pessoal e compartilhá-las nas redes sociais. Já a segurança se vê favorecida pela inclusão do kit HSD (airbag duplo e freios ABS com EBD) e do alerta de frenagem de emergência ESS, que acende as luzes de freio em forma intermitente quando se aciona o pedal com força.

Fiat Punto T-JetPorém, engana-se quem pensa que a parte técnica só evoluiu até aí. A versão T-Jet mantém o 1.4 turbo de 152 cv, mas ganhou o interessante recurso de uma nova tecla que fica no console. Ela permite alternar o carro entre os modos Dinâmico, Normal e de Autonomia, como se faz em esportivos bem mais caros, mas com nomes escolhidos para encaixar na sugestiva sigla DNA, que dá o nome do tal botão. O ajuste esportivo combina muito bem com o estilo externo do carro, que acaba sendo uma versão quatro-portas do Punto Abarth europeu. Afinal, à exceção dos adesivos nós temos o mesmo conjunto de spoilers e parachoques esportivos e as belíssimas rodas de cinco raios. Já no modo que valoriza a economia, o destaque fica por um mostrador no painel que tem todo o estilo de um medidor de pressão da turbina, mas funcionando como econômetro. Além disso, as versões Essence e Sporting passam a usar o câmbio automatizado Dualogic Plus. Suas melhorias foram estreadas pelo Bravo, incluindo funções antes exclusivas dos automáticos e trazendo expressivas melhorias no comportamento dinâmico.

Além dessas novidades e de outros itens, a Attractive (R$ 38.570) traz de série computador de bordo, direção hidráulica, abertura do porta-malas com Logo Push, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros com one-touch e antiesmagamento. Já a Essence (R$ 41.570) soma ar-condicionado, chave canivete, farois de neblina e completa o trio elétrico. Esta é a primeira a trazer como opcionais teto solar e câmbio Dualogic Plus, este somando R$ 2570. Algumas das adições da Sporting (R$ 46.400) são opcionais da Essence, e incluem cintos de segurança vermelhos, iluminação interna Night Design, pedaleiras esportivas, ponteira do escape dupla e cromada, rodas de liga leve aro 16”, sistema de som multimídia, volante multifuncional em couro e o kit aerodinâmico externo, com spoilers laterais e traseiro e frisos laterais – entre os opcionais temos airbags laterais e de cortina, bancos de couro, sistema Blue&Me. Aqui o Dualogic Plus soma R$ 2.370 e também traz piloto automático, tendo as borboletas de troca de marchas como opcionais. Por fim, a T-Jet (R$ 55.740) agrega bancos esportivos, rodas de liga leve de 17”, sensor de estacionamento, sistema Blue&Me, som de alta fidelidade com subwoofer e volante multifuncional mais sofisticado e de base quadrada.