Este é um lançamento tão atípico para o nosso mercado quanto interessante. Se o Lancer Evolution compete entre os esportivos de alto desempenho mas com preço restritivo, alguns meses atrás a Mitsubishi trouxe as versões urbanas do modelo, que apresentam pacote excelente para brigar com os demais sedãs médios. Agora os japoneses se aventuram a estrear em mais um segmento típico daqui, mas em vez de trazer o mesmo que os demais sedãs médio-grandes, ele aposta nas diferenças que você lerá neste artigo.
Essa iniciativa se torna tão valorável por ser a resposta da marca às vendas do sedã, que embora não cheguem perto de afetar a liderança da categoria, mostram-se satisfatórias para um modelo que sofre com os impostos motivados por vir do Japão – é de se esperar que seus números melhorem se a produção nacional se confirmar. Não se pode negar que R$ 96.990 não são nenhuma bagatela, mas também é necessário lembrar que o Lancer GT AWD tem outro foco. Sua ideia é associar o enorme carisma do Evolution a uma versão bem mais em conta que o próprio, mas que preserva grande parte do conceito daquele. A tração integral vem associada ao câmbio automatizado CVT para conseguir uma dirigibilidade incomparável à dos concorrentes mais diretos, como Hyundai Sonata, Kia Optima ou VW Jetta Highline, cujas apostas neste quesito são restritas a motor e câmbio. O público-alvo deste Lancer é a parcela dos compradores de sedãs médio-grandes que valorizam luxo e requinte, mas não escondem o desejo de adicionar mais esportividade ao dirigir sem precisar de recordes de 0 a 100 ou velocidade máxima que na prática nunca vão tentar superar. Sem contar que o já mencionado carisma deste carro completa a exclusividade trazida pela presença comedida nas ruas: sua imagem torce muitos pescoços por onde passa, sem ser desvalorizada pela aparição massiva.
Contudo, quem pensar que este Lancer deixa os demais quesitos em segundo plano vai adorar saber que se enganou. Seu pacote de itens é fechado e completo, trazendo vários itens que em alguns rivais são vendidos como opcionais. Ou seja, ele conta com ar-condicionado automático, bancos de couro central multimídia com DVD, conexão Bluetooth, controles de tração e estabilidade, farois bixenônio com lavador, freios com ABS, EBD e BAS, navegação GPS em português, piloto automático, pedaleiras esportivas, retrovisor interno antiofuscante, rodas de 18”, sistema direcional AFS, sensor de chuva e crepuscular e sete airbags, entre outros. Tudo isso com o já famoso estilo Mitsubishi de cabine: as imagens mostram que este carro dispensa a sobriedade das cores claras e dos revestimentos em madeira em prol de um ambiente muito mais jovial, combinando a cor preta com os detalhes em prata com muito bom gosto. E se você ficou apreensivo com a parte do parágrafo anterior que menciona o desapego deste Lancer com recordes de desempenho, pode ficar tranquilo: os 160 cv gerados por seu 2.0 16v são mais que suficientes para tracionar as quatro rodas deste carro à velocidade máxima de 193 km/h, com 11s5 para atingir a primeira velocidade de três dígitos.