Observar os lançamentos do mercado automotivo nos últimos tempos tem estimulado muita gente a proferir uma frase digna de provocar as maiores doses de agonia nos profissionais do design: “os carros estão todos iguais”. Infelizmente existem mesmo alguns exemplos que validam esta afirmação quando vistos em certos ângulos, mas os que realmente merecem atenção estão no extremo oposto. Um destes ícones mais recentes do estilo automotivo é este crossover cuja nova fase acaba de desembarcar no Brasil.
Comercializado no Brasil pela Eurobike, o mérito do X6 não vem apenas de atrair muitos olhares porque isso se obtém mesmo com carros de aparição mais comum. Sua diferença está em ser um daqueles automóveis que prendem o olhar mesmo das pessoas que não têm tanto interesse nestes produtos. É muito fácil se deter por alguns minutos observando em primeiro lugar os padrões diferentes de formas e volumes, culminando na clássica dúvida entre ele ser um utilitário ou um cupê. Essa curiosidade vem do contraste que a BMW exerceu com muito êxito, ao partir de traços imponentes e volumosos que poderiam gerar qualquer crossover atual (como o próprio irmão X5, por exemplo), mas aliá-los a uma queda de teto digna de um fastback. A outra parte deste encanto dos observadores se expressa em que passar tempo olhando o carro de um lado a outro só melhora a impressão que se teve de início. Não existe um só detalhe que pareça ter sido esquecido, ou recebido menor atenção. São vários vincos e relevos conectando uma forma à outra, criando um conjunto tão fortemente relacionado que entra no clube de exemplos como as fases atuais de Fiat Bravo e Ford Focus: com eles é melhor esperar a época de trocar o modelo por inteiro, porque executar redesenhos parciais sempre tiraria o equilíbrio do design original.
Talvez seja esta a razão de o exterior do X6 2013 não ter trazido mudanças maiores que parachoques re-estilizados e novos farois, que não têm problemas em conseguir a intenção de atualizar o modelo para a segunda etapa do seu ciclo de vida – este crossover foi lançado mundialmente em 2009. Quem teve mudanças maiores foi o interior, cuja maior evolução foi eliminar o túnel da transmissão, o que traz o sempre desejado assoalho plano na região do banco traseiro, criando espaço muito melhor para o quinto ocupante. É este banco que também teve o seu reprodutor de DVD trocado, com a tela ganhando posição central. Isso termina de compor uma cabine recheada do nível de luxo e tecnologia típico dos carros desta categoria, cujo console central traz o mesmo padrão de estilo dos demais BMW e também as várias opções de cor, para combinar com os também diversos tons de couro dos bancos em várias possibilidades. As unidades do novo X6 que vêm ao Brasil estarão disponíveis em duas versões: começando em R$ 344.950, a xDrive35i usa o 3.0 biturbo de seis cilindros, que gera 306 cv. Quem quer ainda mais força pode levar a xDrive50i, responsável pelo 4.4 V8 que passa dos 400 cv e eleva o preço a R$ 414.950.