BMW M135i

Clique para ver em alta resoluçãoQuem leu o artigo deste blog sobre a versão 125i M Sport deste BMW vai lembrar da breve comparação que se fez entre as séries esportivas da marca alemã e as oferecidas pela Fiat brasileira, guardadas as proporções. Seguindo essa linha de raciocínio, a mais recente adição ao portfólio dos hatchbacks de luxo do país seria o equivalente conceitual às versões T-Jet da Fiat, e o arquirrival direto das Audi S e RS e das Mercedes-Benz AMG. Você está prestes a conhecer mais sobre o BMW Série 1 mais potente já fabricado.

Falar nos hatchbacks de luxo no Brasil como mais um segmento já bem-formado não só é uma novidade como é uma novidade que se construiu muito rápido. Afinal, ainda um ano atrás não tínhamos mais que os exemplares da Audi e da BMW, até então com vendas reduzidas porque ainda não havia o incentivo do Inovar-Auto. Mas hoje em dia já vieram tantas novidades que já se tornou possível atender a focos mais diferenciados sem sair deste grupo. O Classe A, para dar um exemplo, foi feito sob medida para conseguir compradores exaltando o valor da marca que tem. Já o Audi A3 volta a seduzir os fãs de longa data e direciona as atenções dos novatos para o seu arsenal tecnológico. Saindo das opções alemãs, Citroën DS4 e Volvo V60 atraem por valorizar o futurismo. Combinam estilo sexy a equipamentos que enchem os olhos de qualquer um, formando conjuntos que chamam atenção por onde passam. Quanto ao Série 1, suas raízes antecipam que seu diferencial mais forte é a esportividade, em sua expressão mais pura. Cabine bem recuada e capô longo são apenas as primeiras comprovações disso, acompanhadas da tração traseira como uma exclusividade do segmento. Este é um caso tão raro quanto interessante em que as versões urbanas é que parecem ter sido adaptadas da proposta original.

BMW M135iPor mais que não se saiba se isso foi o que a BMW realmente fez, o fato é que o trabalho completo da Motorsport fez um bem enorme ao Série 1. Suas linhas já eram familiares do mercado brasileiro desde o último Salão do Automóvel, e agora ele chega por R$ 199.950 para superar a performance do 125i M Sport. As generosas tomadas de ar dianteiras e a agressividade das rodas e do parachoque traseiro também exclusivos antecipam que este carro traz um 3.0 de seis cilindros em linha e turbo, para gerar potência de 320 cv e torque de 45,9 kgfm. Comandado pelo câmbio automático de oito marchas com borboletas no volante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4s9 e fica limitado à máxima de 250 km/h. Seus itens de série incluem ar-condicionado automático, bancos dianteiros elétricos, central de entretenimento com tela de 8,8”, controles de estabilidade e tração, farois de xenônio, seis airbags, sensores de estacionamento com câmera de ré, GPS, sistema start/stop, teto solar elétrico e sistema de som Hamann Kardon, com amplificador e doze alto-falantes. O BMW M135i é vendido pela Eurobike somente com quatro portas, nas cores azul Estoril, branco Alpino, cinza Mineral, prata Glacier e preto Safira.