Que solução cumpre melhor o papel de devolver os holofotes a um ou mais modelos sem gastar muito que uma edição especial? Depois de o sedã 408 ter recebido sua série Limited alguns meses atrás, agora é a vez de a marca francesa destacar todo o resto de sua linha de médios. O mote da novidade de agora, no entanto, tem simbolismo muito maior: é no famoso torneio de tênis que a Peugeot se apoia para dar um toque especial ao 308 hatchback, à sua versão cabriolet 308 CC e ao crossover da família, o 3008.
Não é difícil que os olhares iniciais cheguem a concluir que esta estratégia seja a “galinha dos ovos de ouro” do mundo dos carros, porque realmente não se pode negar que na maioria dos casos se conseguem vendas interessantes a partir de não muito mais que colocar o logotipo especial em alguma parte da lataria. A questão é que a verdade resulta muito diferente dessa visão, no entanto. A tarefa de decidir o que se adiciona ao pacote da novidade e o que fica de fora se torna tão difícil porque o fabricante precisa estimar o que torna o veículo atraente (e o que não) ao comprador tanto na hora da compra como ao revendê-lo como usado. Pelo menos no Brasil, é por isso que costumam fracassar as edições restritas a cores muito chamativas, ou que apresentem algum componente exclusivo que só será produzido para o lote especial – se o frisson pelo Gol GTI 16v de 1995 era agravado pelo capô a la Mitsubishi Eclipse, pode-se dizer que o sorriso desses proprietários só se manterá até que venham a precisar efetuar reparos ou a troca dessa peça. E ainda assim terá durado mais que o de quem já tentou revender um Corsa Piquet, para dar outro exemplo. São futuros como esses dos quais os fabricantes procuram afastar suas séries limitadas, mesmo porque o passo anterior a esse sempre é o fracasso de vendas quando zero-quilômetro.
Por outro lado, a notícia muito boa é que o pacote da Peugeot tem tudo para passar longe dessa sina, trocando-a pelo caminho do gosto do cliente. Capitaneada pela mais recente “cor da moda” como única opção externa, a série especial traz tapetes personalizados e bancos em couro cinza-claro, com o mesmo logotipo da série que aparece na lateral dos carros. Os três partem de suas versões de topo, com o 308 adicionando rodas aro 17” em cinza e retrovisores com as capas cromadas. Já o crossover 3008 encorpa sua lista de itens com ajustes elétricos para o banco do motorista, rodas exclusivas de liga leve aro 17” e sensor de estacionamento dianteiro. Por fim, a versão de teto aberto incorpora farois de xenônio direcionais e rodas também exclusivas mas de aro 18”. Os preços respectivos são R$ 76.690, R$ 98.990 e R$ 131.990, e as tiragens respectivas serão de 200, 50 e 50 unidades. Um aspecto muito interessante é que o trem-de-força dos irmãos mais caros foi estendido ao irmão que é produzido na Argentina: os três saem apenas com o motor 1.6 THP e seus 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, comandados pelo câmbio automático sequencial de seis marchas.