Depois de receber uma série de edições especiais que inclui a famosa Jeremy Scott e suas extensões às colunas traseiras em formato de asa, a geração atual do modelo mais famoso da smart agora começa a fazer as despedidas, depois do chegada em 1998 e do redesenho em 2007. No entanto, a novidade desta vez tem gosto especial para os brasileiros justamente porque vem exclusivamente para nós. Suas novidades não alteram em nada a essência do carro, mas certamente vão lhe ajudar a chamar ainda mais atenção por onde passa.
Este lançamento também tem a curiosidade de ter vindo pouco depois da divulgação da lista de carros que deram maior prejuízo às suas marcas, que foi encabeçada precisamente pelo compacto de origens Mercedes-Benz. Seu problema nem chega a ser de demanda baixa, mas sim de produção muito cara. Além de uma plataforma nova por completo, este projeto contou com o desenvolvimento de novas tecnologias, para garantir níveis de segurança e conforto elevados o suficiente para eliminar as más impressões iniciais vindas do seu tamanho reduzido. Além de tudo isso, como a empresa-mãe da smart nunca teve um carro de porte similar, não havia forma de aproveitar peças de outros modelos.
Todas essas são as causas principais do preço tão alto que o fortwo sempre teve, mesmo na Europa, e portanto das vendas que acabam sem refletir todo o potencial que ele deveria ter. Como não é possível vendê-lo a preços dignos de popular, a solução que se encontrou foi recheá-lo de equipamentos de conforto e tecnologia para pelo menos fazê-lo competir melhor nas faixas de preço em que atua. É muito provável que essa situação se reverta com a segunda fase porque seu projeto será compartilhado com o próximo Renault Twingo, e com isso permite esperar que a maior parte daqueles problemas seja evitada. Porém, até agora os fatos conhecidos são restritos à sua encarnação atual.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggm1n55Gb6kcHbmpyjkuy0U-NeWCeLGNr-1dBV6ajsJaShchAfEG1ysk7xh3zzBAc7H8xBqqXW3Q4YG8Ih6zDJPqycMZ-xiKKLA686oF0gmlA6MnefPw8Kv_tmewpS4RYUNzVvJiSV5yZd/w720-h405-no/smart+fortwo+Nightstyle+1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjidwz4l92685Akqq-oe6TzmCDnPOYBKMr1ACjMi_-Ki39QvqBcstqduua28WrEG3U16YhsLd2EBBU87VazMFofo0FtYrdAhk9_RDhI6zUcjeKlRb2ZKHxvfEzW2Ua5HHiZur0NPpe5sE0D/w720-h405-no/smart+fortwo+Nightstyle+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOBFAmntmZX4ecpc0VGSgnUvGk3ygAYgqKPV0lIBkT_t4MEQ9N1Ao1jRIm_ap4XLhMPrkOx6b15aPzB161_Sg8mqs1w_-XcmZk9IgZAKMx_vpme1zNycE5OD2gwlasCBd7W6BVu5vqrR1a/w720-h405-no/smart+fortwo+Nightstyle+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNf9-RYCImRHH78pjJh_Bhm-FnfchE3sp4nwnkWBWRTZ319Mzq_w6qLFLS5DJgMDsHmFcVIrkIazlKSzGjypwqxSL_1zzZro4CQ3sAGm0_1nrkmXvvInZztIyXeMwq8U3kQiJCl60dnHfi/w720-h405-no/smart+fortwo+Nightstyle+4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrxfi12B5qet95bdTUpJ-XdwdovWYMtvihv2fgVGEL__XfZvnh-oe4QOvoQM5H4e4uxmF5tiVhZNY83tmfxOO3IZcs300bPqmYRBUhU7ap4Uz-S4RmiX9Xg7B8V1-gngDltiygUeP2rtiX/w720-h405-no/smart+fortwo+Nightstyle+5.jpg)
Todo fortwo Nightstyle virá com motor turbo, o que significa a versão de 84 cv do motor 1.0 tricilíndrico. Seu exterior ganhou as rodas de 15” pintadas em grafite fosco e uma plaqueta alusiva abaixo de cada retrovisor, com o logotipo da série. Já na cabine, os bancos trazem revestimento em couro e costuras destacadas. Isso se soma a um pacote de itens que inclui computador de bordo, controle de estabilidade, GPS, LEDs diurnos, sensores de chuva e crepuscular, sistema de som multimídia com conexão Bluetooth e volante multifuncional em couro, este com borboletas para as trocas do câmbio automatizado. O fortwo Nightstyle sai por R$ 68.900 na versão Coupé, R$ 72.900 na Cabrio e R$ 73.200 na Cabrio Tritop.