Enquanto a briga das picapes médias vem se mantendo acirrada, os últimos anos tornaram o caso dos SUVs bem mais “morno”. Seja por motivos internos ou externos, o resultado que se vê atualmente é uma espécie de ciclo. Por um lado existe a demanda reduzida dos clientes e pelo outro a oferta reduzida das empresas, de forma que uma coisa termina motivando a outra. Porém, até agora as montadoras vêm insistindo no Brasil. O modelo da Mitsubishi se renova para 2014 com intenção de responder à Chevrolet Trailblazer.
Utilitários esportivos “tradicionais” quase sempre são desenvolvidos em conjunto com as picapes médias, então terminam em um contexto muito parecido ao mencionado no artigo da nova L200 Triton. Porém, as diferenças começam com a de os SUVs terem posicionamento de luxo em relação às irmãs, com uma vocação familiar que se traduz em preços maiores. Além disso, a concorrência dos crossovers ganhou tanta força que os SUVs foram relegados quase que somente àqueles que realmente usam suas capacidades fora-de-estrada, o que é um público cada vez menor. A razão mais provável pela qual os SUVs resistam, pelo menos em mercados como o brasileiro, é a margem de lucro que resulta de combinar preços altos com custo de projeto amortizado pelas picapes.
Voltando ao modelo da Mitsubishi, esse parentesco aparece mais uma vez no fato de que a Pajero Dakar ganhou novidades muito parecidas às da irmã com caçamba. O exterior trocou de grade e parachoque dianteiros e agora exibe farois de xenônio HID e novas rodas de liga leve de 17”. Já o trem-de-força teve o motor 3.2 turbodiesel renovado, que mantém common-rail e intercooler mas agora produz 180 cv e 38 kgfm. Seu câmbio automático agora tem cinco marchas e relação do diferencial alongada, obtendo um rodar mais econômico e silencioso. Em paralelo, o tanque de combustível passou a noventa litros, trazendo à Dakar autonomia de mil quilômetros. Sua outra opção é o 3.5 V6 flex, de 205 cv e 33,5 kgfm com câmbio automático de quatro marchas.
Entrando no carro, as novidades apontadas pela Mitsubishi incluem bancos dianteiros redesenhados e com todos os ajustes elétricos. A central multimídia usa uma touchscreen de 7” e concentra conexão Bluetooth, leitor de DVD, navegador GPS e as imagens da câmera de ré, entre outras funções. Outros destaques são ar-condicionado automático, controle de cruzeiro, sensores de chuva e crepuscular e volante em couro com controles de som e paddleshifts. A versão de topo HPE, por sua vez, adiciona entrada sem chave, detalhes externos exclusivos em cinza-escuro e cromados, maçanetas cromadas, rack de teto preto e retrovisores com luzes de seta em LEDs e rebatimento elétrico.
Outro aspecto que teve atenção especial foi a segurança. A Pajero Dakar conta com barras de proteção laterais, airbags frontais, laterais e de cortina (somando oito), freios com ABS, BAS e EBD e o sistema de deformação programada, que em caso de colisão permite que coluna de direção, pedais e o retrovisor interno se projetem para direções que ajudem a minimizar os impactos recebidos pelos passageiros. A tabela de preços deste SUV é um tanto “esperta”: tanto a versão HPE 3.5 V6 como a Diesel automática custam R$ 146.990, fazendo o cliente escolher entre o motor a diesel ou o conjunto mais equipado. Porém, quem desejar ambos pode escolher a HPE Diesel, que já passa a R$ 172.990.