Para um modelo cujas primeiras gerações somaram doze anos sem grandes destaques, a fase atual vem dando ao hatchback italiano um destino bastante tortuoso. Lançada na Europa em 2005, ela vendeu tão bem já no começo que ajudou a Fiat a superar a crise econômica de então. Ao mesmo tempo, bastou que começasse a ser produzida no Brasil para que seu sucesso cruzasse o Atlântico. Mas ultimamente sua situação vem mudando bastante. Agora que seu futuro na Europa é incerto, é aqui que ele vem concentrando suas expectativas para os próximos anos.
Na Europa, as expectativas giram em torno de que o Punto vai sair de linha, dando lugar a um hatchback de porte similar mas derivado do 500, em processo parecido ao que substituiu a Idea de lá pelo 500L de cinco lugares. Já na América Latina, mais especificamente no Brasil, sua situação é diferente por várias razões. Primeiro, como a Fiat local ocupa o mercado de populares com Palio e Uno, o irmão maior tem liberdade para atuar no segmento logo acima, que nós chamamos de premium. Com isso, ele atinge um público diferente do que tem o equivalente europeu. Seu lado elegante e esportivo tem maior aceitação por aqui, e é por isso que uma geração seguinte teria boas chances de continuar o desempenho que ele vem tendo desde o lançamento.
Entretanto, a única informação que se sabe sobre isso é que um novo Punto chegará em 2016, segundo os planos revelados pelo grupo FCA para todas as suas marcas. Enquanto ainda não se sabe nada mais detalhado sobre isso, o modelo chega à linha 2015 no Brasil com pequenas novidades para todas as suas versões. A entrada da linha se faz com a Attractive, que parte de R$ 43.840 e usa o motor 1.4 de até 88 cv e 12,5 kgfm. Ela traz novos tecidos para os bancos, função Lane Change (aciona a luz de direção por apenas cinco vezes) e predisposição para rádio como equipamentos de série, e a opção de novas rodas de liga leve aro 15”. No outro extremo, a topo-de-linha T-Jet adiciona alarme antifurto e mantém o 1.4 turbo de 152 cv e 21,1 kgfm.
Novidades maiores estão nas versões intermediárias. Equipada com o motor 1.6 16v e.TorQ de até 117 cv e 16,8 kgfm, a Essence soma às novidades da Attractive sistema de áudio com MP3 e entrada USB e novas calotas aro 15”, e como opcionais novas rodas de liga leve aro 16” (que, por sua vez, são as mesmas usadas pela Sporting até o ano passado mas com outro esquema de cores) e o kit Emotion. Este aumenta o preço inicial de R$ 47.160 em R$ 1.003 porque adiciona apoia-braço central para o banco do motorista, novo revestimento dos bancos, painel na cor bege claro, porta-objetos central com tampa, banco traseiro bipartido com apoia-braço central e o sempre interessante efeito de iluminação interna Night Design.
Além daquelas, a Sporting começa em R$ 51.690 e mantém o motor 1.8 16v e.TorQ de até 132 cv e 18,9 kgfm. Suas novidades de série são as mesmas da Attractive mais novo revestimento dos bancos (cada versão apresenta um diferente), alarme antifurto, controle de cruzeiro, novo grafismo no quadro de instrumentos e novas rodas de liga leve aro 16”. Quem tem estado de olho na edição especial Blackmotion pode ficar tranquilo, porque ela não saiu de linha: agora parte de R$ 54.430, mantém o motor compartilhado com a Sporting e adicionou controle de cruzeiro e alarme antifurto. O câmbio Dualogic é sempre opcional, e custa R$ 3.322 para a versão Essence e R$ 3.127 para as três equipadas com motor 1.8.