Advantage é um nome usado pela Chevrolet no Brasil desde 2006. Neste ano ela começou a batizar uma versão do Astra, que trazia pacote de equipamentos completo e preço camarada. Era um custo/benefício tão bom que ela conseguiu reanimar as vendas de um modelo que já vivia seu ocaso, mesmo que no começo fosse restrita ao três-portas. Seu sucesso levou a marca a estendê-la a outros modelos, e hoje em dia metade de sua linha nacional a oferece, fiel à receita original. Mas se você pensava que já sabia tudo sobre ela, não deixe de ler este artigo.
Oferecer mais cobrando menos é uma das metas que quase qualquer fabricante de automóveis persegue, e isso não é de hoje. Além de versões, atualmente existem modelos e até empresas dedicadas exclusivamente a agradar quem compra carro pensando principalmente nos custos. No entanto, lidar com os atributos do mesmo e o custo dos mesmos é como ir ao norte ou ao sul: qualquer avanço em uma direção significa retrocesso na outra. Essa é a razão pela qual mesmo as melhores relações custo/benefício trazem algumas perdas que resultam importantes. O caso dos Chevrolet Advantage não tenta anular essas perdas mas sim escolhê-las, para terminar tendo pontos fracos em aspectos que seu público-alvo não considera tão importantes assim.
Quando se fala no Prisma, sua versão Advantage não poderia ter o mesmo conjunto de Classic ou Cobalt porque este sedã se apoia em fatores mais emocionais. Então, em vez de somente oferecer uma lista de itens completa, a Chevrolet decidiu investir também na tal emoção. Seu exterior foi agraciado com adesivo das colunas entre as portas em preto brilhante, farois de neblina, farois principais com máscara negra (mas sem o detalhe na cor Ice Blue das versões LTZ), frisos de proteção lateral na cor do veículo, logotipo Advantage nas portas dianteiras e as mesmas rodas de liga leve aro 15” da versão LTZ com pintura em cinza escuro. Sua lista de cores externas fica restrita a branco Summit, cinza Mond e prata Switchblade.
Entrando no veículo, as novidades são os tapetes em carpete cinza, que recobrem o piso e os porta-objetos tanto do console central como do painel, que se somam a uma lista de equipamentos completa: ele também conta com ar-condicionado, sensor de estacionamento, travas e vidros elétricos e volante multifuncional em couro, além da central de entretenimento MyLink. Além das funções habituais, esta última incorpora o aplicativo de navegação BringGo. “E cadê o tal ponto fraco, para eu saber se é mesmo pouco importante?”, você deve estar perguntando a si mesmo. Ele atende pelo nome de 1.0 SPE/4: a Advantage só pode ser equipada com o menor dos motores que se oferecem para o Prisma. Ele gera 80 cv e acompanha câmbio manual de cinco marchas.
Com garantia de três anos sem limite de quilometragem, este Prisma custa R$ 44.776. Se seu motor desagrada a muitos, o fato é que a versão Advantage se dedica principalmente àqueles que já vinham pensando no modelo 1.0 regular: comparada a ele, esta novidade se torna quase imperdível. Porém, se você é dos que ainda prefere buscar um pouco mais, a Chevrolet anuncia outras novidades para toda a linha Onix e Prisma: sempre como acessórios, tanto o hatchback como o sedã podem receber bancos de couro, câmera de ré e módulo de televisão digital, este similar ao que o Cobalt ganhou na linha 2015. Como os dois últimos são integrados ao MyLink, só podem ser adquiridos naquelas versões que trazem a central.