Não se pode esquecer que a estratégia da Chevrolet nacional para seus segmentos de topo foi vergonhosa. Trouxeram o Opel Astra H europeu com o nome do modelo maior, Vectra, e o que nós já tínhamos como Astra ficou intacto, e não deve ser tocado tão cedo. As versões mais caras do atual Vectra eram Elegance somente com o 2.0 e Elite somente com o 2.4 16v, mas as leis do mercado já procuraram interferir.
É inconcebível que esta marca ofereça um motor maior e 16v com potência específica menor que o 2.0 8v da versão mais básica. Talvez por ter percebido isso eles resolveram unir o luxo ao barato, e criaram a mistura Elite 2.0 por R$ 76.500, que gera 121/128 cv (gasolina/álcool). A maior vantagem está em aproveitar os menores impostos para essa faixa de cilindrada, mas oferecendo o mesmo luxo da versão Elite já existente.
Para falar a verdade, se o modelo já tinha desempenho satisfatório com esse motor, não vai ser um pouco mais de equipamentos que o tornarão lento. O problema está mesmo é com a antiquada caixa automática de quatro marchas, que não consegue aproveitar o motor como uma de mais velocidades ou do tipo CVT. A linha 2008 aproveitou para dotar este Vectra de GPS e antena externa tipo shark, mantendo o mesmo luxo da cabine que já se conhecia.