Fiesta remodelado outra vez? Justo ele que parecia tão novo?… Apenas parece, poucos lembram mas a atual geração do Ford surgiu em 2002. Se na época era um revolucionário por ser um dos primeiros a seguir as tendências do novo milênio, a concorrência agora é outra, e ele precisa correr para se manter atual, pelo menos enquanto não se decide nada sobre a posição do modelo completamente novo.
No exterior, a nova grade logo chama a atenção pelo tamanho e pelo formato, que segue as tendências europeias da marca. Os faróis ficaram mais esguios e elegantes, e segundo a marca também mais eficientes. O lugar antigo da grade agora é ocupado por uma faixa cinza apenas decorativa, já que é fechada. Se na traseira do hatch apenas surgiram lanternas escurecidas, no sedã elas viraram triângulos completos e agora cromadas, lembrando o primeiro Fusion. Além disso, ele ganhou uma régua maior acima da placa traseira.
A cabine recebeu ainda menos novidades: bancos, teto e painéis de portas com novos revestimentos, e novo quadro de instrumentos com iluminação permanente. De resto, os modelos agora vêm em duas versões: básica Fly, cujos faróis recebem máscara negra, e topo Pulse, com faróis cromados. A lista de equipamentos pode ser incrementada com a infinidade de kits, como Class, Neo, Performer, Prestige, Segurança e Somma, com diferentes combinações de itens, e o MyConnection, que traz o sistema de som multimídia.
De série, os Fiesta Fly trazem conta-giros, travas elétricas e alarme. Já os Pulse agregam computador de bordo e detalhes externos na cor da carroceria e internos na cor titânio. Os motores permanecem os mesmos, 1.0 de 69/73 cv, um tanto lento mesmo para o hatch, e 1.6 de 101/107 cv (gasolina/álcool), este bem mais adequado aos dois, e com consumo semelhante ao motor menor. Uma ótima notícia é que o aumento de preço se deve apenas ao IPI, e não ao face-lift:
Versão | Hatch básico (R$) | Sedã básico (R$) |
1.0 Fly | 29.900 | 33.500 |
1.6 Fly | 32.300 | 35.950 |
1.0 Pulse | 31.500 | 35.150 |
1.6 Pulse | 33.950 | 37.560 |