Categoria de carro bem-recebida no Brasil é a de sedãs. Na Europa eles só fazem sucesso nos níveis mais caros, enquanto em países como Argentina e Turquia sucessos de vendas são sedãs compactos. Já por aqui eles vendem tão bem que existem compacto (Chevrolet Prisma), premium (VW Polo Sedan), médio-pequeno (Peugeot 408), médio-grande e luxo (Audi A6). E é na penúltima categoria que o Sonata quer entrar, para roubar vendas de Ford Fusion e Chevrolet Malibu.
É impossível falar do modelo que inaugurou a nova escola de estilo da Hyundai sem mencionar seu desenho. Suas linhas seguem a tendência da “escultura fluida”, que se baseia em vincos fortes e que unem visualmente vários elementos. É o caso da linha que sobe pela lateral abrigando as maçanetas e retira o excesso de área limpa, para terminar delineando as lanternas. Ou a superfície em forma de V que nasce fina nas colunas dianteiras, contorna o capô ganhando espessura ao ladear sua depressão central e termina por separar os faróis da grade, ao mesmo tempo que eleva esta e lhe dá destaque enquanto deixa a tomada de ar inferior separada e bem mais discreta.
Seu interior reforça a impressão de que o Sonata seria um ótimo candidato a receber o nome Fluence. Neste caso é o console central que chama atenção, por surgir da parte à frente dos bancos e descer com a mesma suavidade que avança em direção destes, para abrigar a alavanca do câmbio. Este é um carro com diversos detalhes que merecem uma análise mais profunda, mas que em geral passam a agradável sensação de um desenho caprichado, ainda que por fora possa parecer um tanto volumoso demais.
Seu motor é um 2.4 16v de 178 cv com câmbio automático, e ele vai chegar ao país em um pacote fechado de equipamentos. Ou seja, traz ar-condicionado digital, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, revestimento de bancos, volante e paineis de porta em couro, sistema de som multimídia com comandos satélite, rodas de liga leve e teto solar panorâmico com acionamento elétrico, tudo isso de série assim como o valor da pintura metálica.