Enquanto o velho Tucson ganha produção nacional para focar num segmento menor, a Caoa traz o que seria seu sucessor importado da Coreia do Sul, para atender a demanda do segmento que o anterior ocupava. É o estiloso ix35, cujos preços flutuam entre R$ 88 mil e 115 mil e configuram um modelo moderno e bem-equipado, que atende às muito aclamadas tendências de estilo da Hyundai para chegar aqui e enfrentar modelos já bem conhecidos, como Chevrolet Captiva, Honda CR-V e Toyota RAV-4.
Seu desenho é um perfeito exemplo da escola Hyundai iniciada com o Sonata, em que a palavra de ordem sem dúvidas é a fluidez de traços. Ainda que a frente e a traseira exibam traços agressivos e com certa esportividade, o que prevalece são os recortes feitos como se tivessem sido esculpidos pelo próprio vento, num jogo de relevos inegavelmente bonito, mas que também tem seus deslizes. É o caso das laterais: os dois fortes vincos que surgem de farol e lanterna têm um arqueio convexo que parece puxar o carro para cima. E se as janelas com linha inferior ascendente dão ideia de leveza, esse conjunto acaba deixando muito espaço de lataria, e forma um desenho ironicamente muito pesado de ver.
Hyundai e Kia são marcas aliadas, então não é de se estranhar o compartilhamento de plataforma e motor com o Sportage: ambos usam um moderno 2.0 16v turbo, que no ix35 rende 163 cv e torque de 19,8 kgfm, força que lhe garante uma velocidade máxima de 181 km/h, segundo a fábrica. Mas se estes projetos são tão diferentes no exterior, a cabine felizmente não contraria isso: a cabine do Hyundai tem traços modernos mas que seguem a ideia de fluidez, com linhas orgânicas e materiais de ótima qualidade. O curioso é que até os excessos estão presentes, como os enormes cromados que acabam por enfeiar o volante.
Questões de estilo à parte, é fato que a cabine do crossover compacto não deixa a desejar com relação aos itens. Em versão única diferenciada por três pacotes de equipamentos, o básico já traz ar-condicionado, direção elétrica, alarme, sistema de som multimídia, trio elétrico, rodas de 18” e freios ABS. Já o intermediário adiciona revestimento interno em couro, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado digital e opção de tração 4x4. Enquanto o pacote de topo completa a lista com teto solar, airbags laterais e de cortina e câmera de ré com tela própria, camuflada no retrovisor interno.