Ainda não se pode entender por que ele demorou tanto, mas fato é que a espera valeu a pena. Numa época em que a Fiat está renovando toda a sua linha brasileira, a chegada do novo Bravo ajuda a reforçar a presença da marca no segmento dos médios, que há anos tem demanda cada vez maior por aqui. Ele também tem o mérito de compensar a frustração pelo homônimo dos anos 1990, que só não veio junto com o irmão Brava por causa de flutuações de moeda.
O modelo traz um desenho arrebatador, que conseguiu a proeza de unir as últimas tendências da Fiat com os traços do primeiro Bravo. A influência do antecessor se nota na traseira bem inclinada, nas lanternas redondas e nas laterais “musculosas”, garantindo um visual que transpira esportividade. Mas como o novo Bravo também é um Fiat dos tempos atuais, a frente esguia dos anos 1990 deu lugar aos belos e grandes faróis inspirados nos do irmão menor Punto, e já recebeu os leves retoques feitos no modelo europeu há pouco tempo.
Mas o espetáculo continua na cabine. O painel é futurista, os revestimentos são de alta qualidade, o acabamento impressiona mesmo para os padrões do segmento, os bancos podem ser de couro, e como se não bastasse, o Bravo pode vir também com o teto solar SkyDome. Só que agora a enorme lista de equipamentos oferecida pela Fiat ganha um item de alto luxo: A vistosa tela de 6,5 polegadas está a serviço do RadioNAV, um opcional que gerencia o sistema de som, computador de bordo e sistema de navegação do modelo.
O Bravo aporta no Brasil em duas versões. A Essence parte de R$ 55.900 e já traz ar-condicionado, airbag duplo, direção elétrica, rodas de liga leve aro 16’’, freios a disco nas quatro rodas, piloto automático e vidros elétricos, entre muitos outros itens. A Absolute começa em R$ 62.250 e adiciona ar-condicionado bizona, freios ABS, sensor de estacionamento, rodas aro 17’’ e volante em couro. Os opcionais são subwoofer, bancos de couro, teto solar, cinco airbags e sensor de pressão de pneus, alguns exclusivos da Absolute.
Sob o capô, as versões urbanas do Bravo trazem o novo motor 1.8 16v e.TorQ, que oferece 130/132 cv. As duas versões podem ser equipadas com o câmbio Dualogic, e com ele se recebe a oferta das borboletas atrás do volante para troca de marchas.