Lançado em 2003, quem diria que o pequeno C3 formaria toda uma família no Brasil? Também não é das mais extensas ou convencionais - na verdade são apenas a minivan Picasso surgida na Europa e sua variação aventureira AirCross feita por aqui – mas nós agora recebemos a Picasso “civil”, que só não é identica à francesa porque recebeu algumas pinceladas nacionais de ótimo gosto, em três versões e partindo de R$ 47.990 com garantia de três anos.
Baseada no C3 europeu de nova geração, ela traz um charmoso desenho cúbico que até lembra o Fiat Uno, mas sem os adereços aventureiros da versão que chegou antes. Com isso surge um estilo urbano até melhor que o original, com a frente mais agressiva e uma traseira que esbanja estilo, apostando na assimetria com um suporte de placa cuja cor pode variar entre preto e branco segundo a da carroceria, para sempre ter o melhor contraste.
Seu interior é o mesmo do AirCross, mas sem os instrumentos de off-road. Ou seja, temos o mesmo interior de 2,54 metros de entre-eixos, oferecendo um ótimo espaço para cinco pessoas, aliado à suspensão regulada para o conforto e com menor altura em relação ao solo. Seu motor é o mesmo 1.6 16v de 113 cv, mas com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro para GLX (R$ 53.900) e Exclusive (R$ 60.400).
A versão básica GL já vem bem-equipada, trazendo ar-condicionado, direção hidráulica, porta-luvas refrigerado, tomada 12v, computador de bordo, vidros dianteiros elétricos ebanco traseiro bipartido. Partindo de R$ 50.400, a GLX traz vidro do motorista com one-touch e o comando elétrico dos traseiros, sistema de som com comandos satélite, indicador de temperatura externa e mesinhas do tipo avião, com airbag duplo opcional para ambas.
Exclusive é o nome da versão de topo (R$ 57.400). Vem recheada com bancos e volante de couro, ar-condicionado digital, airbag duplo, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, piloto automático, alarme, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento, e freios com ABS e EBD, estes incluídos também na GLX automática. A versão de topo tem como opcionais sidebags dianteiros e GPS com tela de 7’’ no painel.