A cada dia que passa mais gente já sabe que a nova linha Palio está por chegar, apresentando um projeto todo novo que tem altas chances de virar a nova referência no segmento. Mas enquanto ela não vem, a linha atual precisa fazer o que pode para manter vendas estáveis. Chegou a hora de a geração atual do Palio se desdobrar para agradar clientes usando o custo/benefício, além do saudosismo de um desenho que com certeza não vai sair da memória.
O Siena é o derivado dessa linha com a história mais curiosa. Ainda que ele tenha sido uma adaptação bem-sucedida a partir do hatch, sua primeira geração nunca deu certo. Talvez pela produção argentina ou pelo desenho da traseira, o modelo só foi deslanchar graças a Giugiaro e sua mão mágica no face-lift de 2001. E desde aí ele não parou mais de crescer.
A safra atual é a quarta, e ostenta um desenho dos mais elegantes, mas como o passar dos anos chega a todos, o Siena já está apelando ao custo/benefício até que chegue o sucessor. As versões EL 1.0 e 1.4 passam a ter cintos de segurança traseiros de série, e a com motor menor trocou as rodas aro 13’’ por 14’’ de série, com calotas. E o resto da linha permanece sem mudanças, exceto pela perda da versão Sporting.