Claude Lobo nunca poderia ter previsto um futuro parecido para o seu tão adorado carrinho. O projeto original, surgido no fim dos anos 1990, estava no auge da tendência New Edge de vincos e recortes que a marca usava. Ele queria um modelo que valorizasse a individualidade dos compradores e que unisse a necessidade de um tamanho diminuto para as grandes cidades a um desenho moderno mas inconfundível. E até conseguiu tudo isso… Mas apenas na Europa.
No Brasil o modelo ficou visto como um Fiesta mais barato, mas já era de se esperar que seu estilo impedisse tal uso com sucesso. Alguns anos depois a Europa teve um novo Ka que manteve o espírito do primeiro, mas a Ford brasileira decidiu dar outro rumo para o nosso. Eis que surgiu a geração atual, projetada segundo o que o país queria de fato no modelo.
Com isso criaram o mais novo sucesso de vendas da marca. Bonito, espaçoso e barato, ele deslanchou em vendas a ponto de justificar o face-lift de agora. A nova frente combinou muito bem os faróis de antes com uma grade toda nova, que segue o estilo Kinetic e lembra o New Fiesta. O ar de renovação passa pelos novos frisos laterais e pela traseira com lanternas transparentes e parachoque refeito.
A cabine traz menos novidades: o quadro de instrumentos mudou, os limpadores do para-brisa agora têm palhetas do tipo flat-blade, e a suspensão trouxe melhorias no isolamento acústico, segundo a marca. Os motores continuam os mesmos, mas o 1.6 agora vem na inédita versão Sport. O Ka começa em R$ 24.500.