A dedicação da Kia ao Brasil em oferecer uma linha sempre alinhada com o resto do mundo está gerando uma via de mão dupla com resultados bastante satisfatórios tanto para o fabricante quanto para o nosso país. É o caso do sedã Cerato, por exemplo, que já está alcançando um lugar de respeito entre os sedãs médios, um dos segmentos mais movimentados do mercado, e do Kia Soul, que atrai cada vez mais gente com seu desenho sem igual.
Mas a marca continua com as boas estratégias, e se já lançou Optima e Cadenza nos mercados mais sofisticados, agora é o segmento dos compactos que recebe o extraordinário Picanto 2. Totalmente renovado, ele promete fortíssima concorrência a Chevrolet Agile, Fiat Palio, Renault Sandero e VW Fox, principalmente.
O modelo antigo já era uma boa compra, mas só o desenho do novo já o faz ser apaixonante. A frente junta a grade de tigre típica a um parachoque abaulado que lembra os Fiat europeus, as linhas de cintura têm ascensão acentuada, e a traseira elegante com lanternas finas e um tanto futuristas, o modelo exala modernidade de qualquer ângulo, e com uma vertente esportiva que lhe dá a personalidade que tanto faltava ao antecessor.
Seu tamanho menor que o da concorrência acaba se convertendo na vantagem da facilidade de estacionar, sem que isso implique menor espaço interno. E falando em cabine… A versão básica do Picanto já traz ar-condicionado, airbag duplo, direção elétrica, sistema de som multimídia, trio elétrico, farois de neblina e rodas de liga leve aro 14”. Tudo isso de série por R$ 34.900!
O modelo também traz uma versão mais luxuosa, que agrega teto solar, airbags laterais e de cortina, e faróis e lanternas em LEDs, por R$ 39.900. Seu câmbio é manual, com a opção do automático por R$ 5 mil adicionais. Quanto a motor, ele só oferece o moderníssimo 1.0 12v, que acabou virando o primeiro motor de 3 cilindros a usar motor flexível no mundo, e desenvolve ótimos 80 cv e 10,2 kgfm.