Dessa vez a Hyundai trouxe seus dois maiores sedãs ao Brasil à mesma época. O Equus chega numa época em que sua marca está tendo no Brasil a mesma imagem do resto do mundo, associada a carros modernos e muito estilosos, e portanto aproveita este “berço” para brigar com a linha intermediária dos consagrados sedãs alemães de luxo, como Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. Ele chega por R$ 320 mil e as reservas já podem ser feitas.
Por mais que a clientela dessa categoria aprecie sobriedade, também é muito importante que existam toques de personalidade, traços que façam o modelo se diferenciar dos demais e com isso vir a se encaixar na personalidade de quem o compra. Então o Equus obviamente procura apostar na fluidez das linhas dos Hyundai. Sua dianteira com frisos curvos lembra muito o Sonata, mas a grade é mais larga e vistosa até que a do Genesis. Já as laterais lembram muito o Azera, terminando em vincos fortes. Mas sua traseira já aposta num visual mais comportado, ainda que com lanternas no estilo dos farois, não tão grandes e colocadas nos extremos para passar ideia de maior largura.
Porém, é uma pena que o Equus agrave a crise de identidade do Genesis: ele não só omite o logotipo da Hyundai como usa um outro. É completamente compreensível que a Hyundai prefira não usar a mesma imagem dos modelos mais baratos e esportivos com o exemplar de luxo, mas é para isso que existem as divisões de luxo já mencionadas no texto do irmão menor. Requerem todo um investimento, mas é uma necessidade para marcas que querem agradar aos dois grupos de clientes porque com isso a marca Hyundai fica isolada com o foco nos modelos pequenos e médios e deixa os modelos de luxo responsáveis por outro nome, tendo assim a chance de passar melhor a ideia de distinção que se quer.
A cabine do Equus mistura revestimentos em couro para bancos, console central e paineis de porta com madeiras nobres e alguns toques de alumínio para formar um ambiente desenhado com muito bom gosto e que vem recheado de tecnologia. Como principais itens de série, sistema de som multimídia com touchscreen LCD também para os ocupantes de trás, suspensão pneumática, teto solar, quatro assentos ventilados e acionamento elétrico nas cortinas e encosto dos bancos traseiros, além da opção de pintura nas cores preto, prata ou branco. Seu motor é o 4.6 V8 de 366 cv, com o mesmo câmbio automático de oito marchas.