Você lembra de quando a Fiat lançou a primeira edição desta série especial? Foi com a minivan Idea mais de dois anos atrás, por conta do Momento Itália-Brasil. Mas equipar carros com lista de itens farta e algumas exclusividades visuais cobrando preços competitivos por tudo isso melhora tanto o custo/benefício que a montadora de Turim decidiu estender o clima de comemoração… assim como sua clientela. Depois de estendê-la até à Palio Adventure e à Strada, a edição especial Itália volta a ser oferecida no Palio Fire.
Quem costuma acompanhar as novidades do mundo dos carros também vai lembrar que, só desde o ano passado, a Fiat já lançou ao menos uma série especial para literalmente quase todos os seus carros vendidos no Brasil – só faltam 500, Freemont e a linha comercial. Mas a série Itália se diferencia da maioria das outras porque não é direcionada a algum aspecto racional, como a esportividade da Blackmotion ou a elegância da Sublime. Como já não se celebra mais a interação entre Brasil e Itália, hoje em dia o papel desta edição especial é muito parecido ao da Milenium, oferecida pela Chevrolet para Corsa, Astra e Vectra no começo da década passada: apostar em exclusividades visuais discretas e de bom gosto e focar mesmo é nos equipamentos.
Em paralelo, comentar sobre estes três-volumes e a virada do milênio cria um clima de nostalgia que cai muito bem ao hatchback deste artigo. Com a linha Mille marcada para sair de produção no final deste ano, o Palio Fire passa a ocupar o posto de Fiat mais antigo à venda no Brasil. Sua primeira aparição se fez ainda como Young, em 2000: a partir do primeiro facelift, o Palio passou a conviver com uma versão na fase anterior voltada ao custo baixo. Mas já a partir da segunda ele honrou o nome do motor que usa e virou Palio Fire. Mas como a quarta não agradou pelo desenho, o hatchback passou à segunda geração mantendo o Fire baseado na terceira, a última que recebeu desenho assinado por Giorgetto Giugiaro.
Enquanto as imagens trazem um déjà vu forte, por se tratar de um dos carros mais vendidos do país desde 1996, o Palio Fire Itália procura seduzir desde o exterior através de não explicitar que se trata de um carro barato. Não que ele exponha arroubos de luxo, mas os acessórios como máscara negra nos farois, colunas B em preto fosco, farois de neblina, retrovisores na cor do veículo e rodas de liga leve aro 14” exclusivas deixam o conjunto bem mais caprichado que o dos concorrentes. A série especial só se faz presente através dos emblemas alusivos, que não interferem em nada no bom gosto geral de um veículo que parte de R$ 31.580, podendo chegar a R$ 32.388 ao somar a pintura metálica.
Entrar no carro provoca uma viagem no tempo ainda mais profunda, porque ainda não foi desta vez que o painel renovado da linha Palio de primeira geração chegou ao Fire – esta versão ainda usa o interior da segunda fase do compacto, que estreou em 2000. Entretanto, ele se torna atraente porque traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, predisposição para rádio, travas e vidros dianteiros e limpador do vidro traseiro completo. E a série especial completa o pacote com bordado exclusivo nos bancos, conta-giros, porta-óculos e uma série de itens menores, tais como apoios de cabeça traseiros, cintos de segurança traseiros laterais de três pontos e comando interno dos retrovisores.