Edições limitadas têm um poder de sedução interessante, que sem dúvida vai além do mundo dos carros. Algumas diferem mais do que outras, em relação ao produto normal, mas a garantia de sucesso vem para todas por conta do caráter novo que lhe é aplicado: ele não só é diferente do que já era conhecido como já se sabe de antemão que suas vendas não vão durar muito. Só para citar exemplos recentes, dessa fonte beberam LaFerrari, McLaren P1 e até a nossa VW Kombi. Assim como o superesportivo alemão deste artigo.
Outro fato sobre essa estratégia é que seu uso não varia tanto com o carro sobre o qual se aplica, mas sim sobre o nível de gastos que se pretende ter com a nova série. Elas aparecem com frequência mesmo no Brasil porque os carros mais baratos costumam recebê-las mais como uma ferramenta de marketing. Como a maior parte das alterações é restrita ao visual, a atração se faz mesmo é por aliar isso a uma lista de itens mais farta, com preços competitivos. O cliente aproveita o custo/benefício melhorado, e a montadora sai ganhando com a nova fonte de publicidade para seu produto, além das vendas mais rápidas que essas séries costumam ter. Já no outro extremo, quando se tem orçamento mais folgado, a situação é outra.
Carros que participam (ou querem participar) de faixas de preço mais elevadas, seja nos mercados de luxo, fora-de-estrada ou alta performance, não recebem opções focadas em aspectos como preço baixo primeiro porque esse não é um argumento importante para o público que têm, mas principalmente porque isso não condiz com a imagem que formaram (ou querem formar) perante o mesmo. É por isso que nesses casos a empresa se vê livre para investir em melhorar o carro. Aplicar mudanças que evoluam o conceito original ou até mesmo lhe tragam algum novo matiz, dependendo do caso. Depois de SLK, CLK e Classe C, agora é a vez de o SLS AMG honrar a Black Series e virar um excelente exemplo do caso das tais evoluções.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS49i2Ox8qeKWerhHCUGKXX9DB06E6qDBgiLbimE9BjoFgaaR0mYxAm3RwOlqPawVw1lChBQbYBepLjm0lUL0rOUk9DaBITiDQX_MFuu7iO2uT-QTLTHF9rWScW8s6eC5vmwUk8zh3p0a_/w720-h405-no/Mercedes-Benz+SLS+AMG+Black+Series+1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxQbWWsHkK2xTBfLdktxKkFI4slR2ItCh_ePzED1V5a5Y0ehkTGgl8V23RkzpCBHIGsZ-XHkBFcWKLSS5vYqfuOzCOWqrcMFCDH7WSdm7F1x7FXiXgNKYnhv2wN-5CHR2_-OksPMLj4IrE/w720-h405-no/Mercedes-Benz+SLS+AMG+Black+Series+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAXy3klrc_NLK0rUkZJZyauLNV5r9H3J9v12xBccWCcrKAjC2Mc1eN7R2952FTEYH_mMW7hGCY7Yypi8FHGLh7pPmH6pa3NW5m6DwMEnNS02oCxpUR2jJ8sHZOAgdNkJzh9_8faea6Go9w/w720-h405-no/Mercedes-Benz+SLS+AMG+Black+Series+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUpQnNSOdVcOnhhb4E9-0f-8t3ZDLcB-fFl3mG_tkXBasLRC1ASWbA2rGUc-VGL07fIn4j6jjM6mLKiO51WD8XJ3pQLCvqeMBGAh8pyL35bYBkc1vkBINCOEuD-3-6DGX_fh2FSkHSwZe0/w720-h405-no/Mercedes-Benz+SLS+AMG+Black+Series+4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGXf6r2EYhM-ppXhsIDDieBKdp6QcmyXhZgwb1o6I1lTLp3efvZUfNuFAxVPq_Wgt24PGRTyfDFlTvUNYbjKVwkSpYATDYAxEbf2XzI2_shDCqKpCVFWWP8MbuTr4AwBREJZcIQobL_k8Z/w720-h405-no/Mercedes-Benz+SLS+AMG+Black+Series+5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHAg26tHvggkoin4KqTmME4_L6HU87TwHU7aO7Tru0JkrM3DEyksaBz-D337HaSsgBUW-QwuVxShVwtYza9K5baFcB-0rfjGN-_WB_VPFBmf6CZGCNdK6317AIrWcz6js2RGmAgJQakq55/w720-h405-no/Mercedes-Benz+SLS+AMG+Black+Series+6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiucRi86csjauB8ajMp1-RvHZ4sTCgqg9b8DbAOzX7_Xlh3noDp_AUPnSDmidvwK_9obcFU1KJdyGqmgtzcnngENUGjkwyIhppjz3aKcGDUwnir2NNh9hLnVj_NhVRHtSdzaN7K_rMbisyO/w720-h405-no/Mercedes-Benz+SLS+AMG+Black+Series+7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFD0KVPR88gi0M38__1Fq5Ff_qBAEBsDOweLY0am3AMJLD9ItRBk-Mz-81JW1v79BtAG4a6S6F49cDxHabXL0BJA-0c6ifAsixxArZe3P_XyLD_b3jnz63R-LAqp0jYcVGXBnmtZmD3Q9W/w720-h405-no/Mercedes-Benz+SLS+AMG+Black+Series+8.jpg)
Neste caso, a inspiração para o visual veio do irmão de competições GT3. Ele recebeu um kit aerodinâmico de várias partes feitas em fibra de carbono, incluindo o aerofólio traseiro que se levanta sozinho quando se supera a velocidade de 120 km/h. As rodas ficaram mais largas para abrigar os novos discos de freio de cerâmica, além de contar com pintura negra e desenho com dez raios. Também vieram sistema de escape em titânio, entradas de ar adicionais para o motor e vários detalhes em CFRP: um dos resultados de aplicar materiais tão sofisticados é ter reduzido o peso total em 70 kg. Mas isso não teria o mesmo impacto se não fosse associado às melhorias que este cupê recebeu também sob o capô.
Seu interior inclui revestimento em Alcantara, sistema de som Bang & Olufsen e possibilidade de mais itens em fibra de carbono, além da central de entretenimento AMG com indicadores de performance, mas quem rouba os holofotes neste carro é a parte técnica: o amortecimento eletrônico opera em dois modos, a direção elétrica foi melhorada, vieram novos pneus e diferencial traseiro, o câmbio é o AMG Speedshift de sete marchas e vários modos de condução, e o motor foi retrabalhado para alcançar rotações maiores: o 6.3 V8 deste carro gera 639 cv e 64,3 kgfm, suficientes para chegar à máxima de 315 km/h. Das trezentas unidades que a Black Series terá, a marca trará quinze ao Brasil. Cada uma custa R$ 987 mil.