Assim como os ventos de várias partes do mundo, houve uma época em que os esportes também inspiravam os nomes dos carros da Volkswagen. Enquanto o primeiro caso batizava os sedãs, o segundo foi responsável pelos hatchbacks europeus Golf e Polo e também o brasileiríssimo Gol. Este, por sua vez, começou a fazer a sua fama com a série especial Copa, lançada em 1982 e reeditada em 1994. Três décadas depois, agora ele relança a versão moderna dessa edição, que estreou em 2010. E dessa vez convidou toda a família.
Talvez você já tenha reparado que as montadoras alemãs são de longe as mais “formais”. Assim como BMW e Mercedes-Benz, o Grupo VW trabalha de forma conservadora e com alto nível de padronização. Essa estratégia tem seus prós e contras, assim como qualquer outra, e isso se reflete até mesmo numa simples edição especial como a que motiva este artigo. Evitar alterações extensas tira um pouco do “brilho” da homenagem, que no caso de agora é à Seleção Brasileira de Futebol (que, por sua vez, é patrocinada pela montadora), mas também forma produtos mais atraentes tanto na compra como na futura revenda. A ideia é cativar àqueles que já consideravam o modelo comum, mas sem afugentá-los por conta da desvalorização maior que sofre qualquer carro chamativo demais.
Como as imagens antecipam, os destaques comuns são o adesivo com o escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos paralamas dianteiros, o logotipo da série na tampa do porta-malas e uma faixa alusiva lateral, no exterior. Já a cabine traz bancos com revestimento exclusivo Soccer, pedaleiras esportivas em alumínio e um porta-objetos portátil com o escudo da CBF. Este pacote se soma a alarme, airbag duplo, computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS, sistema de som multimídia com Bluetooth e trio elétrico, deixando itens como o ar-condicionado na lista de opcionais. Em uma tiragem de vinte mil unidades, os três modelos podem vir com os motores 1.0 e 1.6 já conhecidos, o último ganhando a opção do câmbio automatizado I-Motion.
Passando ao Voyage, ele pode vir em branco Cristal, prata Sirius e preto Ninja e traz de série defletor traseiro na cor do veículo e rodas de liga leve aro 14”. Porém, ele tem como opcional o mesmo jogo de 15” que vem de série no Fox, cujo design é exclusivo para a série Seleção e remete a uma bola de futebol. Este último agrega o azul Boreal e troca o prata do sedã pelo prata Sargas, além de usar seu defletor traseiro em preto brilhante. Já o Gol usa as rodas no mesmo esquema do Voyage e o defletor no mesmo esquema do Fox, mas com faixa lateral maior. Além disso, suas cores externas são as mesmas do Voyage mais o azul do Fox e o exclusivo amarelo Solaris. Os hatchbacks sempre vêm com quatro portas.
Entretanto, o Gol aproveita a chance para receber mais uma novidade. Dentro da série especial Seleção, quando equipado com motor 1.6 ele pode receber o “pacote Brasil” por R$ 2.215, para celebrar os 26 anos de liderança de vendas no país: sempre vindo no tom de amarelo mencionado, ele inclui farois de neblina, aros da alavanca de câmbio e das saídas de ar em amarelo, rodas de 15” Thor Rallye e um revestimento exclusivo para os bancos, que vem em preto e com um inserto amarelo que foi inspirado na terceira camisa da Seleção brasileira. O Gol Seleção parte de R$ 34.990 com motor 1.0, R$ 39.950 com 1.6 e R$ 42.130 com 1.6 I-Motion. Na mesma ordem, o Fox começa em R$ 35.910, R$ 40.360 e R$ 43.140 e o Voyage em R$ 36.940, R$ 41.770 e R$ 44.550.