Volkswagen Fox, Gol e Voyage Seleção

Clique para ver em alta resoluçãoAssim como os ventos de várias partes do mundo, houve uma época em que os esportes também inspiravam os nomes dos carros da Volkswagen. Enquanto o primeiro caso batizava os sedãs, o segundo foi responsável pelos hatchbacks europeus Golf e Polo e também o brasileiríssimo Gol. Este, por sua vez, começou a fazer a sua fama com a série especial Copa, lançada em 1982 e reeditada em 1994. Três décadas depois, agora ele relança a versão moderna dessa edição, que estreou em 2010. E dessa vez convidou toda a família.

Talvez você já tenha reparado que as montadoras alemãs são de longe as mais “formais”. Assim como BMW e Mercedes-Benz, o Grupo VW trabalha de forma conservadora e com alto nível de padronização. Essa estratégia tem seus prós e contras, assim como qualquer outra, e isso se reflete até mesmo numa simples edição especial como a que motiva este artigo. Evitar alterações extensas tira um pouco do “brilho” da homenagem, que no caso de agora é à Seleção Brasileira de Futebol (que, por sua vez, é patrocinada pela montadora), mas também forma produtos mais atraentes tanto na compra como na futura revenda. A ideia é cativar àqueles que já consideravam o modelo comum, mas sem afugentá-los por conta da desvalorização maior que sofre qualquer carro chamativo demais.

Como as imagens antecipam, os destaques comuns são o adesivo com o escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos paralamas dianteiros, o logotipo da série na tampa do porta-malas e uma faixa alusiva lateral, no exterior. Já a cabine traz bancos com revestimento exclusivo Soccer, pedaleiras esportivas em alumínio e um porta-objetos portátil com o escudo da CBF. Este pacote se soma a alarme, airbag duplo, computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS, sistema de som multimídia com Bluetooth e trio elétrico, deixando itens como o ar-condicionado na lista de opcionais. Em uma tiragem de vinte mil unidades, os três modelos podem vir com os motores 1.0 e 1.6 já conhecidos, o último ganhando a opção do câmbio automatizado I-Motion.

Passando ao Voyage, ele pode vir em branco Cristal, prata Sirius e preto Ninja e traz de série defletor traseiro na cor do veículo e rodas de liga leve aro 14”. Porém, ele tem como opcional o mesmo jogo de 15” que vem de série no Fox, cujo design é exclusivo para a série Seleção e remete a uma bola de futebol. Este último agrega o azul Boreal e troca o prata do sedã pelo prata Sargas, além de usar seu defletor traseiro em preto brilhante. Já o Gol usa as rodas no mesmo esquema do Voyage e o defletor no mesmo esquema do Fox, mas com faixa lateral maior. Além disso, suas cores externas são as mesmas do Voyage mais o azul do Fox e o exclusivo amarelo Solaris. Os hatchbacks sempre vêm com quatro portas.

Entretanto, o Gol aproveita a chance para receber mais uma novidade. Dentro da série especial Seleção, quando equipado com motor 1.6 ele pode receber o “pacote Brasil” por R$ 2.215, para celebrar os 26 anos de liderança de vendas no país: sempre vindo no tom de amarelo mencionado, ele inclui farois de neblina, aros da alavanca de câmbio e das saídas de ar em amarelo, rodas de 15” Thor Rallye e um revestimento exclusivo para os bancos, que vem em preto e com um inserto amarelo que foi inspirado na terceira camisa da Seleção brasileira. O Gol Seleção parte de R$ 34.990 com motor 1.0, R$ 39.950 com 1.6 e R$ 42.130 com 1.6 I-Motion. Na mesma ordem, o Fox começa em R$ 35.910, R$ 40.360 e R$ 43.140 e o Voyage em R$ 36.940, R$ 41.770 e R$ 44.550.