Essa sequência já é bem conhecida no Brasil. O modelo estreia apenas em suas versões de luxo e/ou esportivas, para aproveitar os holofotes e formar a melhor imagem possível. As mais baratas costumam chegar só depois dos primeiros meses, como um passo secundário que pode servir tanto para terminar de consolidar a demanda do produto quanto como uma “correção de rota”, para os que não começaram tão bem. A Volkswagen com certeza se enche de orgulho ao lembrar que o carro deste artigo é um excelente exemplo do primeiro caso.
Outro destaque igualmente importante que ronda a chegada da versão Comfortline é o fato de que ela completa a renovação do Golf no Brasil. Sua nova geração ainda está vindo da Alemanha até agora, mas a fábrica de São José dos Pinhais (PR) já começou o processo de adaptação para produzi-lo. Por causa disso, o anterior (três gerações mais antigo) finalmente precisou sair de linha, fato que os entusiastas do modelo esperavam desde a controversa re-estilização de 2007. A versão Comfortline vem justamente para tomar conta das vendas deste último, que até então ainda se esforçava em competir com as versões básicas dos concorrentes. Com isso, a Volkswagen voltou a oferecer um dos modelos mais modernos da categoria.
Vender uma versão mais acessível de um veículo que coleciona elogios em todo o mundo quanto à sua qualidade como um todo pode parecer um negócio irresistível, mas o fato é que a Comfortline não está tão distante das mais caras como se pode imaginar de início. Não por questões de ganância da empresa, mas sim porque ele não podia mesmo ser simplificado demais. O novo Golf ainda é tido como novidade mesmo na Europa, de forma que seu maior argumento de venda ainda são as próprias características. Se ele apostasse no custo/benefício desde já terminaria formando uma posição de mercado inferior à que a marca deseja, o que acabaria abalando o potencial das variações de maior valor agregado, como a GTI.
Tudo isso explica o preço inicial de R$ 66.990, que corresponde a um pacote de itens de série com sete airbags, ar-condicionado, bloqueio eletrônico do diferencial, central de entretenimento com tela tátil de 5,8”, controles de tração e estabilidade, freios com ABS e EBD, monitor de pressão dos pneus, retrovisores com aquecimento, sensores de estacionamento, sistema Multicollision Brake, start/stop e trio elétrico. Tudo isso acompanha uma cabine revestida em tecido preto com detalhes em alumínio escovado tanto no quadro de instrumentos como nos paineis de portas. Já o couro se restringe a revestir volante e alavanca do câmbio. Esta versão também oferece o motor 1.4 TSI da Highline, com 140 cv, e pode vir com câmbio manual de seis marchas ou DSG.
Porém, assim como em suas outras versões, os equipamentos de maior destaque do Golf Comfortline ficam na lista de opcionais. Aqui eles estão atrelados a dois pacotes: o Elegance soma controle de cruzeiro, retrovisor interno antiofuscante, rodas de liga leve aro 17” sensores de chuva e crepuscular e volante multifuncional com comandos de áudio. O Exclusive traz todos os itens do anterior e também central de entretenimento com mais funções e comandos de voz, navegador GPS, sensor de aproximação e sistema de áudio multimídia. O teto solar, por sua vez, tem tamanho panorâmico e operação elétrica e é vendido como um opcional separado.