Existem modelos de carros cuja recepção inicial pelo público foi tão boa que quase qualquer variação futura que recebam consegue vendas satisfatórias quase sem esforço. O Volvo V40 é um dos exemplos mais recentes. Ele já agradava pelo conjunto inicial, e a partir daí só fez melhorar sua imagem ao incorporar uma lista de variações extensa o suficiente para agradar seu público-alvo quase inteiro. Se a esportiva R-Design já colecionou elogios por aqui, o que dizer de uma versão pseudo-aventureira lançada em pleno mercado brasileiro?
Uma das razões do sucesso deste carro em vários países é o bom gosto de seu desenho. Achá-lo bonito ou feio é sempre uma questão de gosto pessoal, mas não se pode negar que o trabalho da Volvo foi muito bom. Ele apela à esportividade sem perder a discrição, basicamente. Não há elementos grandes demais, suas formas mantém boas proporções e a atenção dada ao conjunto não se perde ao analisar os detalhes: não há excesso de itens cromados ou anexos aerodinâmicos, por exemplo. Tudo isso lhe torna muito agradável de ver, mais que chamativo, e isso é muito bom porque são estilos assim que “demoram a envelhecer”, nas palavras típicas do setor automotivo: você vai ver que o V40 ainda vai chegar ao final da década sem parecer antiquado.
Predicados assim são os que a Volvo procurou exaltar com esta variação, cujo nome homenageia a pioneira V70 XC de 1997. Por mais que o hatchback tenha alterações mecânicas que realmente lhe permitem enfrentar trilhas fora-de-estrada, todo mundo sabe que o maior apelo de um veículo como este é visual. É por isso que aqui ele se torna o destaque principal, começando pela dianteira. O parachoque ganhou desenho mais robusto com apliques em preto, deu posição mais alta às luzes diurnas e ganhou a companhia de uma grade mais imponente, em padrão de colmeia. As laterais trazem retrovisores e molduras das portas em preto brilhante, e rodas e spoilers em cinza escuro com a parte inferior prateada. Também vieram racks de teto longitudinais.
Por último, a traseira repete o esquema de cores da lateral em sua porção inferior e agrega um spoiler acima do vidro. Mas é entrando no carro que ele agrada ainda mais: só a parte de equipamentos de segurança corresponde a sete airbags, assistente de estacionamento, aviso de mudança de faixa involuntária, controle de frenagens em descida, controle dinâmico de estabilidade e tração, controle avançado de estabilidade, freios ABS com EBD, alerta de sinalização da rua, sistema de proteção contra impactos laterais e sensor de presença de pedestres. Este último é utilizado para o famoso airbag de pedestres, que também aparece aqui. Tudo isso está oferecido entre a versão inicial e dois pacotes de opcionais, que levam seu preço de R$ 141.500 a R$ 166.500.
Quanto aos itens de habitabilidade, a lista completa do V40 Cross Country traz ar-condicionado digital, bancos e volante em couro, banco do motorista com regulagens elétricas, central de entretenimento com tela de 7”, controle de cruzeiro, direção elétrica com três modos, farois de xenônio adaptativos, painel de instrumentos digital personalizável, rodas de liga leve aro 18”, sensores de chuva e crepuscular, sistema de áudio de alta performance com oito alto-falantes, sistema de entrada e partida sem chave, suspensão elevada em 40 mm, teto solar panorâmico e tração integral. Tudo isso é embalado pelo motor 2.0 turbo de 210 cv e 30,6 kgfm, que usa um câmbio automático de seis marchas. Os pacotes de opcionais são High Tech e Safety, por R$ 10 mil e R$ 15 mil.