Se você considera o Duster bom de mercado julgando o que vê no Brasil, experimente conhecer como ele se sai na Europa. O jeito rústico deste modelo é explicado pelo fato de ele ser um derivado do Logan, e portanto concebido originalmente para a divisão Dacia, que por sua vez é explicitamente focada no baixo custo. Aqui, no entanto, como ele recebeu um papel diferente, nunca chegou a brilhar da mesma forma. Somente agora, aos quatro anos de Brasil, é que ele veio a mostrar o primeiro passo dado em um caminho que deveria ter seguido desde o começo de sua trajetória.
No exterior, todas as prioridades do Duster são racionais. Ele reúne espaço interno amplo, desempenho satisfatório no fora-de-estrada e manutenção simples, tudo a preços baixos. Não é estiloso ou sofisticado como a maioria dos demais modelos denominados “crossovers compactos”, mas isso na verdade não importa, porque a Dacia nunca teve intenção de competir com eles. Quem compra aqueles é um tipo de cliente diferente do que escolhe o Duster, e é por isso que nunca houve uma competição séria. Esse papel foi ainda mais exaltado em 2012, com a chegada do Captur: este foi relegado à marca principal, Renault, e projetado com toda a dedicação ao lado emocional que falta no “primo”. Este sim virou um rival à altura de Ford EcoSport, Opel Mokka e Peugeot 2008.
Como essa dualidade não existe no Brasil, pelo menos até agora, o nosso Duster terminou com as duas tarefas para si. Ele vendeu muito bem no começo, mas bastou o modelo da Ford mudar e ele não brilhou mais. Talvez já como tentativa de contornar isso, a Renault parece ter tomado um caminho diferente: se o problema do Duster é dispensar luxos, então que isso seja transformado em uma oportunidade. Na Europa, ele já recebeu variações furgão e picape, além de diversas séries especiais voltadas ao fora-de-estrada. No Brasil, a mais nova investida é esta série especial, que não só ressalta o mesmo apelo como ainda o associa a uma melhoria de custo/benefício. Em vez de apresentar uma profusão de mudanças estéticas, ela traz uma lista de equipamentos mais generosa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiz88qeYN6p9KdP3dB8NLsEPBJLhi4pI7rKmypDcNuiOuOkKo8wJcxVHyHeQMwU6roUJS1AWX9t31CpyLi76nmlrSd-o3ALDIwBaYEnEM0NGd2zNp_0-eryAWVrgjK_AbqTdo71ILcIL37E/w720-h405-no/Renault+Duster+Outdoor+1.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEBBVai95hCbicWkmNMfXcsoq4TlLd3iJEH-FI9veYZXkgvZlS3XdZeFyEQqrU3Jtb-SAVxS1FlrUmWcrP2FKJE737Q2-eQhVnMxkPML0sjrLmKfyy6TlvBhHpsC7FJC32bMtpbZFWbB96/w720-h405-no/Renault+Duster+Outdoor+2.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQHMi1CoFfmSBn0_Wwo7qzhC5ffNvlzfo2HUvylir-3caBzKwbbEAfuoq8nDXiZydF4YqbrYFYN9noXuY51Ab7myTHU1KkoPL9P579f8xdsO7caAPzPq6ypWPXyBCgcfenhI-da3on6Is9/w720-h405-no/Renault+Duster+Outdoor+3.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQrqelahNyIXf7i71CxREJb8VcAc4JIWWJhvBnCO_Q6g4L0tQJsYOu2W3xYblTdjqgpl8h9u9ADyqqh6EXn6DPQ5iGhHsQBqYLpypoVHahGhDmeihXm8SxhJkLi0ddjQzWAe0d5HnvlVcI/w720-h405-no/Renault+Duster+Outdoor+4.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfuXfGxzVRdcUfrLZbyJFfqMWAD7GmR8Ni0musd-L4Ptrd8wUP8QSbvHfw__D17l5vUGSnDu3u3x9NMPEfYS8Y9jfVfaLkJ-KZNUw6bbBRpbI43za6PxM2jVWxXlneP5vATEOyo5_yKor4/w720-h405-no/Renault+Duster+Outdoor+5.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8T8MpSmFZQJ4JcYLA7kg1vTm90W3FhE6Ib2-_13HXqZ0kaYPoyTzRhfwgkjrNzlq_XlCv8FdZEHP1Dx2-3VAMsBEp45GFFP2pnKdxhVo5ueAItwByDZJCr7ucjXJzbDdVDM64MJcWgS_D/w720-h405-no/Renault+Duster+Outdoor+6.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpZyoDmA8KqC8DOo5evYewivKUZsZx6SSEHAocGdBZdBKoWLcqBQndV9k-pWuWqT3ok_DMtpbxjnsODri5oIPRPPNAXM9821pCHczVlQBfyggYhBNSajFZkUoSUJK4ns34RtDPtPUNltSB/w720-h405-no/Renault+Duster+Outdoor+7.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6a_lybW8372JXP4ypo8L7KXyNQdXP4TyAjLxZz005u-z7WELSms6ugE4og8kK-ZeZpcbQriuMZiM00-cTeeTHdUxIhWEIJpqQ5nNNyMmeivVVAL13TJGl2sWooRgM1MwKz3Er85dkB8dC/w720-h405-no/Renault+Duster+Outdoor+8.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiitCZWV5Jt9El0qCEOt8qY-KzEzhTcWu1bYA3N9QbAMnxutcemmypzDoy-MviWNmMWHtCmTrg-uD6eMc1P9q6doOMRU1QrS-Ck7u7XSryuaMn2JC3D2hxIKQiuEIS5C3xd6qrQhplDgIWQ/w720-h405-no/Renault+Duster+Outdoor+9.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCqhwYWjKPQUwFCRhU-gwA2FrCSPskcQBEyTgicWz-vFIH96zJC6dI4zJ6TxADaiC9nyNs13Zgl76jNIc21nrctQK4moOXLOjYLlLR4CmjlZ9qffs03RNx-LJ6vomNNTEwRkdUz2Z-JN_L/w720-h405-no/Renault+Duster+Outdoor+10.jpeg)
Por fora, as únicas diferenças são o logotipo alusivo, na tampa do porta-malas, e as faixas laterais, que aparecem na base das portas. Todo o resto é idêntico ao visual da versão Expression, na qual a Outdoor é baseada – também estão lá farois de máscara negra e rodas de liga leve aro 16”. Entrando na cabine, você encontra bancos com novo revestimento, ar-condicionado, direção hidráulica, comando elétrico para travas e vidros e o sistema 3D Sound by Arkamys – com entrada USB, mas sem a touchscreen da central multimídia MediaNAV. O Renault Duster Outdoor é sempre equipado com o motor 1.6 16v, e está disponível nas cores branco Glacier, prata Étoile, verde Amazonas e vermelho Fogo.