Volkswagen up! 2016

Clique para ver em alta resoluçãoPor mais que suas vendas se mantenham estáveis, e com ligeiro crescimento a cada mês, o up! ainda não obtém os números que se esperam de um hatchback de entrada no Brasil – e menos de um modelo que deveria suceder o Gol G4. Como ele ainda tem pouco tempo de mercado para investir em atualizações de estilo, o que seu fabricante pode fazer é melhorar seu custo/benefício, para alcançar os objetivos estabelecidos vendendo mais unidades com margem de lucro menor. No entanto, isso é apenas parte da estratégia que os alemães prepararam para a nova linha de seu subcompacto no país.

Chaves tipo canivete agora vêm de série desde a versão básica, take up! (R$ 30.230 iniciais), mas sem a função de controle remoto. A partir da intermediária move up! (R$ 35.230) vêm porta-objetos removível e o sistema s.a.v.e de ajuste do espaço do porta-malas. Já desde a high up! (R$ 40.800) vêm tapetes em carpete com o nome do carro costurado. Para adaptar a oferta à demanda, a carroceria duas-portas agora vêm somente na take, deixando a quatro-portas com um acréscimo de R$ 2.640. Já o câmbio automatizado I-Motion agora é oferecido a partir da move, por um adicional médio de R$ 2.945 (varia muito pouco entre cada versão). Os preços do up! podem ir até R$ 49.060, caso dos especiais black, red e white up! com I-Motion, mas sem incluir opcionais.

Volkswagen up! TSI (24/06/2015)

Lembra dos rumores sobre o up! ganhar uma versão esportiva? A Volkswagen resolveu ir além. Depois de alguns meses do lançamento da linha 2016, o tão esperado motor com injeção direta e turbocompressor chegou como uma nova opção para toda a linha regular. Nesta variação, o 1.0 três-cilindros EA-211 de antes continua flexível, mas passa a render até 105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque (ambos usando etanol). A novidade é o resultado de um investimento de R$ 460 milhões na fábrica de São Carlos, que ganhou até uma linha de produção de virabrequins, para reduzir o volume que se importa de outras fábricas. Ainda não se tem informação oficial sobre seus números de desempenho.

Este motor será oferecido para todas as versões atuais com exceção da take up!. Como a diferença de desempenho não deve ser grande, o novo motor terá a mesma função que em outros modelos é desempenhada por motores 1.4 ou 1.5. Ou seja, oferece desempenho mais vigoroso, mas sem chegar a merecer o rótulo de esportivo. Essa dedução é motivada pela decisão do fabricante de investir pouco na diferenciação da novidade. A dianteira, por exemplo, usa um parachoque levemente mais pronunciado. Já a traseira ostenta o logotipo TSI e tampa do porta-malas exclusiva: no up! europeu ela é toda feita em vidro, mas a filial brasileira passou à chapa provavelmente para reduzir custos. A versão TSI não mudou isso, mas tenta dissimular: nela, a porção de aço vem pintada em preto brilhante.

Volkswagen speed up! (24/07/2015)

Versões esportivas têm uma espécie de carma no Brasil: sua apreciação é efetivada em vendas com uma proporção tão pequena que costuma desmotivar os fabricantes a oferecê-las. Como o caso do up! no Brasil tem sido delicado, os alemães fizeram uma decisão interessante: a versão tão esperada vem como edição especial: a tiragem limitada realiza o efeito desejado, de elevar a imagem do carro, mas elimina a preocupação com o momento a partir do qual o furor do lançamento se transforma em vendas decadentes. Para manter o preço inicial em R$ 49.990, a novidade só ganhou retoques visuais: partindo do high up! TSI, vieram farois com máscara negra, parachoques com seção em preto, teto na mesma cor, rodas exclusivas, spoilers, e capa dos retrovisores e adesivo lateral em azul.

Como a força foi aumentada sem ganho de peso, o novo carro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcançar 184 km/h (usando etanol). E a maior eficiência energética ainda o torna mais econômico que o aspirado: 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (usando gasolina). O novo motor será vendido como um opcional de R$ 3.100 nas versões a partir da move, e como item de série na speed e nas black, red e white, que já eram oferecidas anteriormente. Assim, os preços do up! TSI sem opcionais são: R$ 43.490 para a versão move, R$ 47.030 para a cross, R$ 48.040 para a high, R$ 48.690 para as black, red e white, e o já mencionado para a speed, o que a torna a nova variação topo-de-linha do modelo.