Lançada em 1997, pouco depois do Fiesta de segunda geração, a Courier renovou o segmento, já que apresentava a maior caçamba e o projeto mais moderno da concorrência, até então era composta pela simpática Chevrolet Corsa, VW Saveiro da geração "bolinha", e a retilínea Fiat Fiorino.
Entretanto, os Corsa mudaram totalmente em 2002 e trouxeram a atraente picape Montana, a Saveiro seguiu os retoques da linha Gol até chegar à quinta geração, enquanto a Fiat passou a revolucionar a categoria com sua Strada, como faz até hoje, com a versão de cabine dupla. O curioso é que os Fiesta também passaram por uma completa reforma, mas a Courier permaneceu a mesma.
Sua linha 2010 não teve direito nem a um leve face-lift: suas únicas novidades foram as duas novas opções de cor: Verde Laguna e Azul Noronha. Atualmente ela é oferecida nas versões básica L, que começa em 30.600 reais trazendo protetor de caçamba, conta-giros e relógio digital, e XL, que adiciona pára-choques na cor do veículo, o traseiro vindo com protetor de degrau, e rodas de liga leve. Seu motor é o 1.6 flex de 103/109 cv (gasolina/álcool).