Se antes eram consagradas como duas das nossas paixões nacionais, carros e futebol são uma dupla que vem perdendo a atenção das gerações mais recentes. No entanto, a aceitação que o público não deixa de dar ao uso comercial da mesma prova que alterar estereótipos é uma tarefa muito difícil. Difícil ao ponto de que a maioria das empresas prefere insistir nos valores antigos, em vez de experimentar o caminho dos interesses mais novos da população. Este artigo traz os mais novos exemplos desta atitude que usam quatro rodas.
Quando se relacionam carros com esportes, é da Volkswagen que as pessoas costumam lembrar primeiro. Esta é a marca que batizava seus hatchbacks com nomes como Golf e Polo, e que só aumentou o sucesso dessa ideia ao rotular o modelo então exclusivo para o Brasil como Gol. Este não demorou a se apoiar na publicidade originada pela Copa do Mundo para conquistar a simpatia dos brasileiros, mas esteve longe de ser o único. Assim como se viu um Gol Copa em 1982, os anos seguintes tiveram edições como Kadett Turim, Monza Club e Corsa picape e hatchback e S10 Champ, todas da Chevrolet. Séries limitadas como essas existiam há tempos, mas se é possível associá-las a um foco de atenções tão grande a situação só melhora.
Depois de um novo Gol Copa em 1994, porém, os alemães desistiram de pagar pelos direitos de uso do nome e as edições posteriores perderam parte do brilho. Como nenhuma outra marca tomou novas iniciativas nesse sentido, a Hyundai viu isso como uma chance de se integrar aos brasileiros um pouco mais. Passou a patrocinar o evento esportivo, e agora lança o conjunto de novidades capitaneado pela edição especial que vem para HB20 e HB20S. São carros que já repetiam tanto a fórmula que a Hyundai usa em toda a linha mundial como o perfil de automóvel que domina as vendas brasileiras, e que agora incorporam um conjunto de novidades que já se repete em todo o mundo há tempos. Simplicidade genial ou sobreposição de clichês?
Os maiores destaques destes modelos estão no exterior. A grade dianteira ficou em preto brilhante, assim como farois e capas dos retrovisores, as maçanetas são cromadas, a paleta de cores soma branco Polar e prata Metal ao exclusivo azul Sky, e as rodas de liga leve têm aro 15”, acabamento diamantado e, curiosamente, um desenho muito parecido às do Nissan Micra mais recente. Já a cabine ganha bancos em couro perfurado com costuras vermelhas e tapetes de carpete com o logotipo oficial da Copa (que também aparece no exterior), mas seu maior destaque é a central multimídia blueMedia TV, cuja touchscreen de 7” comanda as funções habituais e inclui televisor digital – se você não puder voltar para casa a tempo de ver o jogo, pelo menos vai passar a gostar dos semáforos vermelhos.
Por último, cada unidade presenteia o dono com um kit composto por chaveiro especial, mochila Adidas e bola oficial. Esta edição especial pode acompanhar qualquer opção mecânica que esses modelos oferecem, chegando ao total de seis versões: o hatchback custa R$ 41.465 com motor 1.0 12v, R$ 46.945 com 1.6 16v e R$ 50.245 associando o último motor ao câmbio automático de quatro marchas. Já as respectivas versões do três-volumes somam R$ 2.865 cada uma. A outra novidade da Hyundai é a Hexagarantia, e vale para todos os carros da marca: se a Seleção brasileira vencer a Copa do Mundo, os veículos faturados entre 1° de janeiro e 13 de julho de 2014 terão a garantia total ampliada, passando ao prazo de seis anos.