Depois de uma curta quarta geração, o carro-chefe da Volkswagen, que vendeu mais 5 milhões de unidades em mais de 20 anos, passa por mais uma profunda mudança.
Agora com carroceria nova, o novo Gol traz mais benefícios aos passageiros, como o motor transversal, que libera mais espaço para a cabine, e soluções de estilo baseadas nos modelos europeus da marca. Conseguiu diminuir vibrações e ruídos significantemente.
Para passar a imagem de carro maior, ele traz, como opcionais, itens como computador de bordo, cd player com mp3 e entradas USB/iPod e alarme keyless, podendo vir com comandos no volante.
Ele chega com dois motores, ambos Total Flex, os mesmos usados no Fox: 1.0 de 76/72 cv e um novo e menos vibrante 1.6, de 104/101 cv. Seu porta-malas tem capacidade de 285 litros, na média do segmento (o Fiat Palio apresenta 290, e o Chevrolet Celta, 260 litros).
O Gol Geração IV continua em linha, mas reposicionado, ficando no nível de Celta, Ford Ka e Fiat Mille Economy. Tanto o antigo quanto o novo possuem garantia por três anos de motor e câmbio, estando o resto limitado a um ano.