Como quase todos os compactos da VW ganharam versões esportivas para a linha 2009, o Fox também ganhou a sua variante de maior ousadia. Foi uma experiência incomum, porque seu perfil não e como o de Gol ou Golf, que já têm décadas de boa reputação quanto aos flertes com o alto desempenho. O Fox segue o caminho das linhas mais comportadas, além de uma altura digna de minivans e isso inspira uma vocação mais familiar, como a do irmão maior Polo.
O desenho externo nessas versões não costuma sofrer alterações; estas se restringem sempre a acessórios de estilo e aerodinâmica. Por fora, o adesivo próximo aos faróis logo chama a atenção, assim como o os detalhes em preto da frente. Além disso, ele apresenta rodas polidas de 15 polegadas com a inscrição “Fox Extreme”, spoiler traseiro, escapamento com ponteira dupla e faróis de dupla parábola com máscara negra.
Sua cabine ganhou alguns detalhes alusivos à versão, como a faixa prateada no console central, volante e alavanca do câmbio revestidos de couro, e a mesma inscrição das rodas nas soleiras das portas. Sob o capô, no entanto, ele não seguiu as versões GT dos irmãos Polo e Golf ao receber o vigoroso motor 2.0 daqueles: continua com o 1.6 VHT das versões comuns, com potência de 101/103 cv (gasolina/álcool).