Oficialmente mostrado no último Salão de Xangai, o novo Porsche chega ao Brasil apenas cinco meses depois. Isso é mais uma prova de que o nosso mercado vem ganhando importância no contexto mundial, ao mostrar que mesmo os superesportivos têm boas vendas por aqui. Esse mérito vem dos elevados preços a que esses modelos costumam vir, demandando um público bem mais restrito. É o caso do Panamera, por exemplo, que começa em 549 mil reais.
Se o desenho inovador, seguindo o novo segmento de cupês de quatro portas inaugurado pelo conterrâneo Mercedes-Benz CLS, não agrada aos admiradores mais puristas da marca, não se pode negar que é muito bem-resolvido, remetendo a outros modelos da marca, como o Cayman ou o lendário 911.
Aqui, ele será vendido em três versões, todas com o motor 4.8 V8 de 400 cv, e um impressionante pacote de equipamentos, não só na parte de conforto, mas também na de performance, como a transmissão de dupla embreagem e o sistema PASM de gerenciamento da suspensão. As versões S e 4S saem da imobilidade aos 100 km/h em cerca de 5 segundos, e passam dos 280 km/h de velocidade máxima.
Já o topo-de-linha Panamera Turbo adiciona duas turbinas a esse motor, e desenvolve 500 cv, que lhe permitem baixar as marcas para 4,2 e 303 km/h, respectivamente. Com as primeiras unidades previstas para serem entregues entre dezembro e janeiro, as outras versões do carro saem por 599 mil, para a 4S, e 749 mil reais, para a Turbo.