Mais uma vez a Fiat defende sua fama de inovadora, trazendo outra criação com altas chances de sucesso. Depois de ter criado todo um segmento com a Palio Adventure e trazido as cabines estendida e dupla para a Strada pela primeira vez numa picape derivada de automóvel, ela agora recebe uma variante esportiva. Em 2009 ela quase veio com o 1.8 fabricado pela GM, mas o atraso serviu para trocá-lo pelo novo 1.8 16v e.TorQ, muito mais eficiente que o anterior.
Ressaltando a veia esportiva da marca, a Strada tomou como inspiração o extinto Palio 1.8R para o kit de acessórios. Com isso a picapinha ganhou um visual muito interessante, digno da crescente família Sporting, que já contava com Punto, Stilo e Siena no Brasil. Os bons resultados já aparecem no exterior, com itens como faróis com máscara negra, spoilers por toda a parte inferior do veículo, rodas de liga leve de 16 polegadas e as cores exclusivas da versão, Amarelo Indianápolis e Vermelho Modena, entre outros.
No interior ela oferece volante em couro, quadro de instrumentos com novo grafismo, soleiras de portas com o nome da versão e bancos com tecido exclusivo e cintos vermelhos, além do console com novo revestimento, em preto. Tudo isso correspondido pelo atraente pacote de equipamentos de série, que traz ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, coluna de direção com regulagem de altura, e protetor de caçamba.
Já os opcionais podem ser retrovisor anti-ofuscante, sensores de chuva e crepuscular, capota marítima, sistema de som multimídia, airbag e freios ABS (estes unidos pelo pacote HSD), e controle elétrico dos retrovisores externos. O motor é o mesmo e.TorQ que equipa outros modelos da marca, com 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm de torque (gasolina/álcool). O preço do modelo começa em R$ 46.270, apenas com cabine estendida.