Ao lado da linha de utilitários Pajero, a L200 é o utilitário mais famoso da nossa Mitsubishi. Seu projeto de linhas modernas e agressivas chega à linha 2012 com poucas novidades mas de importância grande. Começa pela adição de alguns itens, passa pela gama de cores revista, e termina com a adição de uma nova versão. É a XB, que intitula este artigo e parte de R$ 101.990 para oferecer uma configuração de picape nunca antes vista por aqui, mas que será uma mão-na-roda para muitos usuários desse tipo de veículo.
Esta picape segue a clássica configuração de cabine e caçamba construídas separadamente para depois se encaixar, de forma que toda a cabine e compartimento do motor permaneceram intactos. A mudança da XB está realmente na caçamba, que foi prolongada em 180 mm, totalizando 1505 mm de comprimento por 1470 mm de largura e 460 mm de altura. Por mais que seu desenho tenha seguido as linhas originais com cuidado, era impossível que uma mudança desse estilo ficasse harmônica demais. Mas a XB é o tipo de picape que será vista quase que o tempo todo carregada justamente pelo tipo de cargas que apenas ela pode levar, e então isso compensa tudo: é possível colocar bicicletas sem dobrar ou retirar as rodas, e até um quadriciclo.
A tampa traseira ficou mais alta, e a caçamba conta com seis ganchos para ajudar na fixação dos objetos transportados. Sua única opção de motor é o 3.2 diesel de 165 cv e torque de 38,1 kgfm com câmbio manual. Quanto ao resto da linha 2012, as versões a gasolina e HPE diesel recebem novo volante, com comandos de áudio e piloto automático. E esta última traz um novo GPS desenvolvido pela marca exclusivamente para o nosso mercado, com 1200 localidades mapeadas e 350 navegáveis, com instruções em português. A oferta de motor/transmissão e versões da Triton comum continua intacta, e a paleta de cores agora inclui oito opções, com branco, cinza, preto, verde e duas tonalidades de cinza e de vermelho.