O que esperar depois que o câmbio automático chega ao Logan e às versões urbanas do próprio Sandero? Atendendo a pedidos, dessa vez é o aventureiro da linha que oferece a comodidade de não trocar marchas, mas sem recorrer aos automatizados. É uma nova configuração que passa ao topo de toda a gama do compacto, parte de R$ 47.490 e pode chegar a R$ 51.850 com seus dois opcionais. Promete continuar o páreo com o CrossFox, mas agora com a vantagem de que tal oponente só oferece câmbio manual.
No exterior o Stepway preserva toda a decoração da versão manual, provavelmente restringindo o alarde da novidade a apenas um logotipo Automatic na tampa traseira, como fez o irmão urbano. Ele continua agradando também na cabine por acessórios exclusivos como quadro de instrumentos, tecido de bancos e paineis de porta com desenho exclusivo. Mas o atrativo principal é mesmo seu generoso pacote de itens: ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, trio elétrico, rodas de liga leve aro 16“ e sistema de som multimídia com comandos satélite, tudo de série.
Os únicos opcionais são a pintura metálica (R$ 960) e o Pack Segurança + Couro (R$ 3.400), que traz duplo airbag, freios ABS e bancos e volante em couro. Seu motor continua o 1.6 16v de 112 cv. A caixa automática é a que a Renault já usava no finado Mégane sedã, de quatro marchas e nove programas de trocas, para que o modelo detecte o estilo de condução do motorista e se adapte, como esticando mais as marchas ou trocando-as em rotações mais baixas. Ele também oferece a opção de trocas manuais em sequência, mas deve preservar a falha de trazer o painel da alavanca sem iluminação nos indicadores de modo.