Toyota Hilux 2012

HiluxPor trás do desenho esculpido para um carro existiu toda uma cartilha de regras que o fabricante impôs e o setor de design tentou cumprir o melhor que pôde. O modelo precisa seguir a identidade da marca, parecer moderno, parecer ainda mais moderno quando ao lado de um concorrente, evitar custos excessivos… E manter todo esse status pelo maior tempo possível. A linha Hilux já termina o sexto ano no Brasil, e agora ganha o clássico face-lift de meia-vida, mas que ainda dá a sensação de “Mas já? Parece tão nova…”

Picapes são modelos de alto custo e vendas até expressivas, mas que não justificam alterações pesadas com frequência grande. Ou seja, passam cerca de dez anos com um mesmo projeto e aí sim se reiventam por completo. Mas enquanto Chevrolet e Ford preparam as S10 e Ranger de nova geração, a Toyota se defende aperfeiçoando levemente as versões picape e SW4. Ganharam dianteira que adota o padrão atual da marca, com grade e capô maiores e mais vistosos, farois saltados e parachoque mais esportivo, novos paralamas e rodas, e lanternas com detalhes translúcidos. Não é nada surpreendente, mas já traz a boa sensação de vê-la na rua e pensar algo como “esta é nova”.

Toyota HiluxSua cabine traz painel redesenhado com novas tonalidades, quadro de instrumentos mais esportivo e apliques cromados no console central e no novo volante. A maior novidade é a nova versão de topo, SRV Top. Por R$ 141.920, vem apenas com câmbio automático, e se distingue das outras pelas rodas de 17”, freios com ABS, EBD e BAS e controles de tração e estabilidade. No começo de 2012 chegarão mais versões, mas por enquanto a picape oferece todas com tração 4x4: Chassi/Cabine (R$ 80.160), Standard, Standard Power Pack (agrega trio elétrico totalizando R$ 100.720), SRV e SRV Top.

Agora o motor 3.0 16v turbodiesel de 163 cv está restrito à tração 4x4. Somente a SRV oferece as duas opções de câmbio: manual R$ 127.260 e automática R$ 134.410. A Standard é a única a vir nas duas cabines: simples R$ 85.690 e dupla R$ 93.260. E as versões básicas vêm sempre com câmbio manual e 2.5 16v de 102 cv, também a diesel. No primeiro trimestre do ano que vem está prevista a chegada do 2.7 16v VVT-i com a tecnologia flex, de 158 cv, para equipar a SRV automática e SR 4x2 manual.