Lançada no último semestre, a mais nova linha de utilitários médios da Toyota agora ostenta seu visual renovado também com a opção do motor flex. Este complemento à linha faz parte do conjunto de defesa que todas as outras picapes médias estão armando, já esperando o forte golpe que virá com a renovação de Chevrolet S10 e Ford Ranger em breve. Mas a marca japonesa já decidiu oferecer o novo motor, exclusivo para o Brasil, tanto para a picape Hilux como para o SUV SW4.
O desenho dos modelos recebeu mínimas alterações, como a ausência da tomada de ar no capô por não ter um motor com o intercooler do turbodiesel. De resto, são detalhes como retrovisores pretos ou cromados, rodas de 16” e estribos laterais para a picape, e farois de neblina com máscara negra, rodas aro 17” e ausência dos tais estribos e do acabamento cromado na barra cromada da tampa do porta-malas. O tão falado motor é um 2.7 16v flex com comando de válvulas variável VVT-i, que desenvolve 163 cv e torque de 25 kgfm a 3800 rpm ao usar álcool.
Este motor virá em duas versões para a picape e uma para o SW4. A Hilux com este motor sempre traz câmbio automático, e quanto a versões oferece SR cabine dupla com tração 4x2 (R$ 88.730), trazendo ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, airbag duplo, freios ABS e sistema de som com comandos satélite. A outra versão é a de topo, SRV cabine dupla 4x4 (R$ 103.420), e agrega touchscreen de LCD para o computador de bordo, bancos com ajustes elétricos e e ar-condicionado digital. E a mesma lista da Hilux SR serve para a SW4 SR, única versão do SUV com este motor, e com cinco assentos por R$ 114.150.