Se na década passada o Celta levou cinco anos para ganhar o sedã Prisma, anos depois o Agile levou dois até vir o Cobalt e o Cruze sedã teve o Sport6 no ano seguinte, desta vez a Chevrolet renovou o segmento premium de uma só vez. Junto do emblemático hatchback surge a versão três-volumes, que busca vocação mais dedicada às famílias de até cinco pessoas, mas mantendo todo o carisma que essa linha vem conseguindo em várias partes do mundo.
As diferenças visuais para o hatchback só se manifestam a partir das portas traseiras. Ou seja, o sedã também tem a mesma dianteira de estilo impactante, com farois de refletores saltados e grade imponente, mas é interessante notar que este conjunto parece ter ficado um tanto mais equilibrado no três-volumes, justamente por ter a traseira saliente balanceando o visual. Aqui todas as maçanetas estão à mostra e em cor prata, mas as laterais têm seu toque de estilo com o vinco que começa no paralama dianteiro e se estende por cima das maçanetas até terminar por cima das lanternas. Estas lembram muito as do hatch mas são diferentes: ambas têm dois canhões, mas no sedã os maiores são os de baixo.
Sua cabine é a mesma, e oferece amplo espaço para cinco pessoas, aliado à elevada quantidade de porta-objetos de variados tamanhos que se proliferam por várias partes do espaço mas sem prejudicar a esportividade do estilo de duplo cockpit. O quadro de instrumentos mistura mostrador analógico com tela de LCD, enquanto as saídas de ar laterais lembram turbinas de avião. O porta-malas leva 477 litros no sedã, mas este volume é bem maior que os 265 litros do hatch. Não estão entre os campeões da categoria, mas na verdade nem precisavam: o foco da categoria premium é mimar o motorista e sua família em aspectos bem menos racionais.
Ou seja, se o design enche os olhos, eles continuam o agrado na lista de itens: O sedã na versão LT parte de R$ 49.100, mas os dois trazem de série ar-condicionado, direção hidráulica, duplo airbag, computador de bordo, freios ABS com EBD, sistema de som multimídia, travas e vidros elétricos e rodas de liga leve de 15”. Já a LTZ parte de R$ 51.500 e incorpora apoia-braços central, comandos do som na direção, detalhes internos prateados, friso externo cromado, rede porta-objetos no porta-malas e rodas de 16”. Esta última ainda tem os opcionais de piloto automático e bancos de couro.
Como se comenta com mais detalhes no texto do hatch, a linha Sonic inaugura no Brasil o motor 1.6 16v Ecotec, cheio de recursos tecnológicos para funcionamento otimizado. Além disso, os dois oferecem câmbio manual de cinco marchas com opção do automático de seis para a LTZ, ficando o sedã em R$ 56.100. Esta carroceria pode vir em cinco opções de cor: além da sólida Branco Summit temos as metálicas Cinza Urban, Prata Switchblade, Preto Carbon Flash e Vermelho Flame. São dois modelos que substituem com muitas vantagens a defasadíssima linha Astra, que a Chevrolet oferecia até poucas semanas atrás como aproximação de modelos premium.