Fiat Uno 2013

Fiat Uno Sporting 2013Não parece, mas o Uno chegou no terceiro ano de Brasil. Seu sucesso estrondoso vem de atender bem às necessidades brasileiras para o segmento dos populares, mas também pelas diferenciações que lhe marcaram. Afinal, além do desenho que parece não envelhecer nunca, a Fiat apostou com êxito na personalização – é possível adequá-lo aos mais diversos perfis de cliente. Isso explica a chegada da linha 2013 apenas com leves aperfeiçoamentos.

Por se tratar de um projeto todo novo e ainda recente, não foram necessárias atualizações de estilo. O que a Fiat fez foi uma mudança de estratégia para continuar agradando ao consumidor: até então ele oferecia um enorme leque de versões, que entre motores e carroceria compunham doze opções. Já o momento de agora motivou a Fiat a eliminar as que não vendiam tanto, e também usou a oportunidade para continuar a atender as novas obrigatoriedades de itens de segurança. São medidas que melhoram o custo/benefício do modelo, e lhe dão potencial ainda maior de continuar a ameaçar a liderança de vendas do arquirrival Gol.

Fiat Uno 2013Todas as versões que usam calotas tiveram o desenho delas trocado. Além disso, mudou a cor do console superior do painel e das saídas de ar, formando uma combinação de cores diferente para cada versão. A alavanca do câmbio ganhou novo pomo, e os bancos dianteiros receberam encosto com regulagem de altura de série. Saindo das mudanças menores, a básica Vivace (R$ 24.060) dá um salto quanto à aparência ao incorporar parachoques na cor do veículo de série, e tanto ela como a Economy (R$ 26.460) ganharam novos tecidos para os bancos. A carroceria quatro-portas soma cerca de R$ 1.700 para as duas.

Falando nas versões de topo, Way 1.4 (R$ 31.870; R$ 26.890 com 1.0) e Sporting (R$ 33.340) incorporaram de série o kit HSD, composto por airbag duplo e freios ABS com EBD, e limpador do vidro traseiro com acionamento automático à ré. Saindo da lista de série, o Uno aproveitou para inchar a lista de opcionais. Todas as versões agora podem vir com computador de bordo, volante bi-textura, kit de parafustos antifurto para as rodas, e ainda novos temas para a faixa Insert Molding do painel e para os itens de decoração externa. Por outro lado, saem de linha as opções duas-portas para Way e Sporting e toda a versão Attractive.