Quando recebeu o face-lift do ano passado, o Sandero deixou órfã a parcela de seus clientes que apreciava a tendência do estilo esportivo, sem mudanças mais profundas. Agora o site da marca indica que essa situação voltou a mudar, porque ele não só ressuscitou a versão como lhe deixou melhor. Fora que ela capitaneia a linha 2013 do compacto, cujas novidades buscam defender os compactos Renault dos golpes fortes dos rivais, que já começaram a chegar e pretendem aumentar muito mais.
Julgando pelo pacote visual que ele ganhou, é de se imaginar que a Renault quer começar a tentar os clientes que até então consideravam apenas Fiat Punto Sporting ou VW Polo Sportline. A dianteira já antecipa a maior agressividade, trazendo um aplique preto na grade que combina com os detalhes adicionais do parachoque na mesma cor e o logo da série ao lado do farol esquerdo. Na lateral temos rodas de liga leve aro 15” pretas com desenho exclusivo, adesivo preto nas portas dianteiras e os retrovisores em preto brilhante. A traseira ganhou spoiler preto, as lanternas especiais da versão Stepway e um aplique também preto no parachoque para simular um extrator de ar, item famoso pelo uso em veículos de alto desempenho. É interessante notar que o aproveitamento de peças não perdeu o bom gosto nem ao entrar na cabine: o quadro de instrumentos tem grafismo exclusivo, o painel tem detalhes vermelhos, e os bancos de couro preto vêm com as costuras e o nome da série na mesma cor secundária. Ela deixou de ser série limitada para ficar como uma versão permanente, podendo vir em quatro cores e começando em R$ 38.470.
O resto da linha 2013 Logan e Sandero preserva as configurações já usadas até então, incluindo a série especial Rip Curl. Entretanto, a opção intermediária de motor passou por melhorias. O 1.6 equipa a versão Expression para os dois e Privilège e Stepway apenas para o Sandero, sempre com câmbio manual – as versões com câmbio automático usam o 1.6 16v. O motor oito-válvulas ganhou um retrabalho que incluiu aumento da taxa de compressão e troca de sistema de partida a frio e pistões com menor atrito para otimizar o consumo de combustível e aumentar os números de potência e torque: agora temos 98 cv e 14,5 kgfm com gasolina e 106 cv e 15,5 kgfm com etanol. O lançamento do modelo está marcado para o final do mês, então até lá as fotos deste artigo serão atualizadas.