Grande parte dos carros chega ao mercado com objetivos racionais a cumprir, tais como eficiência, custo/benefício atraente ou cabine luxuosa. O problema é que nos últimos anos vêm surgindo tantos modelos e cada vez tão mais competentes que hoje em dia o triunfo passou a ser trocar o tal pragmatismo por buscar a excelência em maneiras mais criativas e originais. Essa proposta é o que sempre motivou o sucesso da nova geração do Fiat Uno, e que acaba de ganhar um belo reforço com sua mais nova edição especial.
Um dos méritos que a Fiat tem com este carro é ter conseguido quebrar uma regra famosa de design automotivo: a de que quanto mais revolucionárias e subversivas forem suas linhas, mais rápido tal veículo vai começar a parecer antigo. Mesmo lidando com a aparição massiva decorrente das vendas altas de um modelo popular, o novo Uno conseguiu a proeza de continuar chamando atenções mesmo depois de três anos no competitivo mercado dos dias atuais. Seja por como a proporção de suas formas é diferenciada da maioria dos veículos na medida certa, por oferecer várias opções de personalização entre cores, versões e acessórios ou simplesmente por ser uma interpretação totalmente nova de um nome já muito famoso em nosso mercado, o fato é que este carro fez da diferença o seu mote de vendas. A questão é que manter este mote obviamente depende de exaltar a tal diferença de tempos em tempos. Depois de ganhar versões Sporting e Economy e a opção de duas portas em 2011, o compacto vem se dedicando às séries especiais. Enquanto a Xingu ressaltou o lado aventureiro da versão Way, a Interlagos a esportividade de estilo da versão Sporting e a Itália a origem de sua marca, a novidade de agora ressalta os ideais originais do próprio modelo.
Esta última observação vem do fato de que a série College não segue uma linha determinada de proposta. Seu visual atrai todas as atenções a começar pelas cores, que só podem ser branco Banchisa ou azul Vitality, esta estreante para o modelo. Elas são combinadas ao vermelho dos aneis estéticos dianteiros e até das maçanetas das portas e capas dos retrovisores e ao branco das rodas de liga leve exclusivas, além dos farois com máscara negra, lanternas fumê, o rack de teto da versão Way e os vários adesivos alusivos à série. É interessante de ver que essa mistura de cores resultou de bom gosto também no interior, que se diferencia com os itens em vermelho e azul que as fotos mostram, incluindo os bancos com revestimento exclusivo; a parte de trás dos dianteiros ganhou um porta-objetos em formato que simula uma mochila. O pacote de itens incorpora ar-condicionado, direção hidráulica, farois de neblina, predisposição para rádio e travas e vidros elétricos, entre outros. Com produção limitada, esta versão sempre usa o motor 1.0 Fire Evo em quatro portas e parte de R$ 33.470. Ela ainda marca a chegada do Uno 2014, que traz novas rodas de liga leve para o Sporting e novas opções de liga leve em 14” para Vivace e Economy, além de uma nova opção de sistema de som multimídia de baixo custo para todas.