Se alguns modelos do mercado brasileiro merecem críticas por não oferecer diferenciações importantes em sua linha, a picape deste artigo é uma exceção muito agradável de ver. Ela chegou como importada, ainda nos anos 1990, mas desde que ganhou produção nacional ganhou uma linha completa, que ainda se estendeu com a geração atual. Seja em motores, níveis de acabamento ou mesmo tipos de cabine, várias das opções dessa picape são exclusivas no mercado. Agora você poderá conhecer sua adição mais recente.
Manter tais variações em grande quantidade se torna importante também porque mantém o carro atraente à clientela. Modelos utilitários em geral cumprem ciclos de vida mais longos que o de um carro urbano porque os desejos dos seus compradores são diferentes. As preferências deste mercado sempre passam por estilo atraente e bastante tecnologia embarcada, mas a parcela do público que faz mesmo as menores incursões fora-de-estrada dá grande valor a projetos mais tradicionais, de qualidade e resistência comprovadas. Isso é o que explica que as picapes médias levem cerca de quinze anos para trocar de geração, e é exatamente este motivo que, por sua vez, compõe uma diferença que divide o segmento das picapes médias brasileiras em dois “batalhões”. Modelos como Chevrolet S10 e Ford Ranger acabaram de receber uma fase nova, de forma que os próximos anos terão a eles como referências em design e modernidade de projeto. Já Nissan Frontier e Toyota Hilux acumulam alguns anos desde a última grande mudança, tempo que por um lado lhes trouxe a confiabilidade por parte do público que ainda não tinham nas gerações anteriores, mas que por outro lhes faz necessitar de cuidados diferentes por parte da marca, para que se mantenham atrativas nesta segunda metade do ciclo de vida.
Lançada mundialmente em 2006, a L200 Triton já está no segundo grupo também no Brasil. Por mais que suas linhas imponentes continuem negando dissimulando o passar do tempo sem problemas, a picape já recebeu um facelift leve e, mais recentemente, voltou a investir em ampliar sua linha. No ano passado chegaram versões de off-road pesado, com caçamba estendida e com motor V6, todas essas opções exclusivas em seu segmento nos dias de hoje. Agora chega a vez de integrar o grupo com motores bicombustíveis, com a nova versão HLS. Partindo de R$ 79.990, ela se restringe à tração 4x2 e à transmissão manual de cinco marchas, mas traz o motor 2.4 16v flex de até 142 cv de potência às 5.000 rpm e torque de 22 kgfm às 4.000 rpm, usando álcool – tais números se devem ao fato de que em uma picape a prioridade em um motor é o torque. Além disso, a lista de itens de série desta versão inclui ar-condicionado, conexão Bluetooth, direção hidráulica, duplo airbag, freios com ABS e EBD, rodas de 16” com pneus 265/70 R16, sistemas de entrada sem chave e som multimídia, e vidros elétricos. A nova motorização também será oferecida na versão GL, esta exclusiva para frotistas.