Já é um costume do fabricante alemão reunir em um só evento a virada de ano/modelo de todos os carros que fabrica no Brasil, especialmente quando não foram previstas mudanças muito extensas. Este é o caso dos sete modelos que acabam de chegar a 2014 ao mesmo tempo. Este artigo trará um resumo das mudanças de CrossFox, Fox, Gol, Golf, Polo hatch e sedã e Voyage, mas clicando na imagem ao lado deste parágrafo você confere a lista de preços de todos estes em uma galeria de imagens no Facebook.
A escolha do hatchback médio como a primeira imagem deste artigo se fez para encurtar o máximo possível quaisquer esperanças: ainda não foi desta vez que o Golf ganhou a geração nova que se faz cada ano mais urgente. Porém, além da certeza da produção mexicana e as especulações da brasileira, é possível imaginar que ela chegará ao país de uma forma ou de outra em breve porque o atual chega a 2014 praticamente intacto: o sistema de som ganha iluminação em vermelho, o restante do painel luzes brancas, e nada mais. Outros que continuam à deriva são as versões do Polo. Ele teve um facelift em 2011, mas foi apenas uma atualização pontual a um projeto que não ganha mudanças importantes no Brasil há mais de uma década. Como neste caso não existe a menor indicação de que o modelo alemão volte a desembarcar por aqui, é de se esperar que a linha que fundou o segmento premium no Brasil seja substituída em forma indireta pelo Santana chinês e pela próxima geração do Fox. Enquanto nada disso ganha certeza, o modelo que se fabrica atualmente ganha novo revestimento interno e calotas redesenhadas exclusivamente para a versão de entrada chamada “1.6”, tanto com câmbio manual como automatizado I-Motion.
Migrando ao andar de baixo, Gol, Voyage e Fox seguiram o exemplo do Golf e passaram a chamar suas versões topo-de-linha como Highline, substituindo respectivamente Power, Comfortline e Prime. Mas além da troca de logotipos, os três investiram no conforto ao ganhar ar-condicionado de série. Gol quatro-portas e Voyage, especificamente, também passaram alarme e vidros elétricos das portas traseiras à lista de itens de série. Quem ganhou benefícios maiores foi a linha Fox, que agora compartilha a nova arquitetura elétrica inaugurada com a linha Gol no ano passado. Vieram novo sistema de som multimídia, maior integração entre os sistemas eletrônicos e existentes e novos exemplares dos mesmos: o ECO Comfort emite mensagens ao motorista para incentivar medidas que otimizam o consumo de combustível, ao passo que o ESS (Emergency Stop Signal) aciona as luzes de freio em forma intermitente quando se pára o veículo em situações de emergência, para chamar maior atenção de quem vem atrás, e o Comfort Blinker permite acionar a luz de direção por apenas três vezes com um toque da alavanca. Outra novidade é que todas as suas versões ganharam chave canivete, conta-giros, direção hidráulica, farois com máscara negra, limpador completo para o vidro traseiro e rodas de aço aro 15” de série, entre outros.
Por fim, o festival Rock in Rio motivou o relançamento da série homônima para o hatchback lançado em 2003. Dessa vez a série especial será produzida de abril a setembro e parte do novo Fox Highline, com um preço promocional que pode vir nas cores sólidas branco Cristal, preto Ninja e vermelho Tornado ou nas metálicas azul Boreal e prata Sargas. O exterior chama atenção pelos logotipos do evento nos paralamas em parceria com as faixas adesivas na parte de baixo das portas. As capas dos retrovisores trazem luzes de seta e ganham o acabamento Chrome Effect estreado no CrossFox, ao passo que as lanternas foram escurecidas, a grade dianteira foi trocada por um modelo de filete único, o parachoque traseiro ganhou adesivos em preto fosco e as rodas de liga leve aro 15” são do modelo Dakar. Já a cabine ganhou revestimentos mais escuros para realçar os detalhes vermelhos que contornam saídas de ar, base da alavanca de câmbio e as costuras dos bancos de couro. Tanto os bancos como as laterais das portas ganharam apliques de vinil e uma combinação de tecido cinza-escuro com desenhos em relevo. Também existem bolsas laterais nos assentos da frente e o logotipo do evento no console central e nas placas metálicas da soleira das portas.