Tarefa difícil é a de sincronizar uma linha de veículos entre vários países. Já na etapa de planejamento se encontra que nem todos os modelos podem ser vendidos em todos os mercados em questão, por exemplo. Quando se passa à parte da produção, então… Diferenças de volume e preferências de mercado, de tecnologias disponíveis em cada fábrica, de custos de produção, as barreiras são várias. É por isso que mesmo nos mercados desenvolvidos não é difícil encontrar casos como o da minivan compacta da Fiat, no Brasil.
Pode não parecer, mas a Idea já completou oito anos em nosso mercado. Sua demora em relação ao modelo europeu veio principalmente do fato de que ela era derivada do Punto de segunda geração, em uma época em que este modelo ainda não existia no Brasil. A solução para trazê-la ao Brasil foi adaptar seu exterior à plataforma do Palio, o que lhe permitiu chegar com preços reduzidos o suficiente para torná-la a opção minivan que a família brasileira nunca teve no projeto original. Como a chegada da versão Adventure foi o suficiente para consagrar seu sucesso, a Fiat pôde vender a Idea apoiada na tradição que sua família de populares construiu mas com ciclo de vida próprio. Um exemplo disso é que seu único facelift se fez em 2010 e apenas no Brasil, na metade da quarta fase do Palio e quando a europeia já estava em seus últimos anos. Hoje em dia ela já não apresenta o mesmo vigor dos tempos áureos, quando chegou até a ganhar versão Sporting, e na verdade suas vendas vêm acompanhando essa retração. Mas também é inegável que a minivan manteve toda uma lista de qualidades por todos esses anos, suficientes para combater em especial com Honda Fit e Nissan Livina em pé de igualdade. Porém, agora o futuro já começa a pedir ações mais fortes, e é para elas que a Fiat começa a se preparar.
Já se pode perceber que, além das novas rodas aro 15”, a maior novidade externa está na dianteira: o parachoque teve a grade superior trocada por um filete cromado, a inferior ganhou o padrão colmeia e a moldura dos farois de neblina foi redesenhada (tudo isso nas versões Attractive e Essence; a Adventure não mudou). Considerando que a tão falada fábrica de Goiana (PE) começará a produzir em 2015, só se pode esperar que um sucessor novo por completo chegue nesta época, o que provavelmente será o 500L. Então a intenção de agora é fazer a Idea apostar no custo/benefício, e com isso manter as vendas estáveis até lá. É por isso que ela ganhou também o painel renovado que estreou na parte da linha Palio que ainda não recebeu geração nova, caso de Siena, Strada e Weekend. Vieram novas saídas para o ar-condicionado, novos comandos de ventilação, possibilidade de apliques em uma cor contrastante, volante multifuncional e o novo sistema de som multimídia. Além disso, a versão Attractive 1.4 agora parte de R$ 43.290 porque incorporou o ar-condicionado como item de série, ao passo que a Essence 1.6 16v começa em R$ 45.370 e ganhou novos frisos e regulagem elétrica dos retrovisores. Já a Adventure 1.8 16v ganhou o tal volante com comandos do som e começa em R$ 52.400.