Se você leu o artigo da nova Fiat Fiorino brasileira, é provável que também tenha se surpreendido com o processo que seu lançamento mereceu. Afinal, a linha comercial costuma receber divulgação muito menor e mais rápida que a urbana, apesar de também trazer vendas expressivas. O caso da Fiat chama atenção porque não pára na Fiorino, na verdade. O outro destaque da empresa já era conhecido de quem vai à Fenatran porque fez sua primeira aparição ainda em 2011. Em outras palavras, o Uno Furgão teve seu próprio concept-car.
Outro detalhe interessante sobre este carro é que mesmo depois de tantos anos à venda no Brasil (o antecessor já era vendido quando o Mille atendia pelo nome de Uno), ele continua sem concorrência direta. Na Europa, por exemplo, furgões derivados de hatchbacks são tão comuns que é possível encontrar versões de Fiat Punto, Ford Fiesta e Opel Corsa, entre outros. Seu tamanho reduzido lhes torna muito mais fáceis de manobrar, enquanto os motores compactos gastam menos combustível, em comparação com as vans. Claro que sua capacidade de carga também é bem menor, mas eles se tornam muito interessantes para empresas pequenas ou para os serviços que não requeiram transportar objetos grandes.
Esse nicho de mercado é o que passa a ter a participação da Fiat renovada. A nova geração do Uno traz todas as vantagens de um projeto bem mais moderno e ainda resolve a questão da obrigatoriedade de freios ABS e airbag duplo a partir do ano que vem, da mesma forma que a versão urbana o fará com o Mille. A empresa nem chegou a investir em capacidade de carga muito porque isso lhe faria perder aquelas qualidades relativas ao tamanho reduzido, além de afetar o mercado potencial da irmã maior Fiorino. O novo Uno Furgão é capaz de levar 400 kg de carga em um compartimento de 1.000 litros, mais uma vez graças a remover os bancos traseiros e converter todo o espaço no vão de carga. A tampa do porta-malas não foi alterada.
Aliás, o exterior inteiro também se manteve quase intocado, ou pelo menos o suficiente para que o Furgão seja difícil de distinguir de um Uno de entrada para passageiros. A variação cargueira sempre vem com duas portas e parachoques pretos, além de usar as calotas da versão Economy. Vendido somente nas cores branco Banchisa e prata Bari, sua maior diferença visual são as janelas traseiras escurecidas, com grade protetora no lado interior. Como no modelo antigo, a cabine é a mesma até os bancos dianteiros, e a partir daí traz uma grade para separar a área de carga. Quanto à motorização, ele traz as opções Fire Evo de sempre: 1.0 com 73/75 cv e 1.4 com 85/88 cv (gasolina/álcool).