Se o ranking de mercado do mês de março já conseguiu ser alarmante para nada menos que o Gol, o que dizer da situação da Saveiro? A picape compacta dos alemães já ganhou versão esportiva, versão pseudo-aventureira e até cabine estendida, mas há vários anos nada consegue desbancar a arquirrival Fiat Strada. Entretanto, outra verdade é que as condições atuais deste segmento vêm permitindo à Saveiro defender sua medalha de prata sem esforço. Sob este último ponto de vista, as novidades da linha 2015 têm tudo para lhe cair muito bem.
Mesmo as mais simples observações dos exemplares mais vendidos já permitem concluir: uso comercial deixou de ser prioridade para as picapes pequenas há tempos. Elementos como a maior caçamba ou o menor preço eram imprescindíveis até os anos 1990, em que o mercado brasileiro oferecia nomes como Fiat Fiorino, Ford Pampa, Chevrolet Chevy 500 e… a Saveiro, em sua geração anterior. O passar do tempo não chegou a reduzir o público das versões voltadas ao trabalho, mas levou cada vez mais gente às dedicadas ao lazer. Capitaneadas pelo sucesso da Strada Adventure, as picapes compactas passaram a ser vistas como a união entre a habitabilidade de um carro urbano e uma escala menor tanto das vantagens típicas de uma picape como do preço das mesmas.
Porém, essa categoria tem o problema de que é muito segregada. Para começar, tem vendas expressivas somente no Brasil, o que desmotiva a maioria das montadoras a investir nela. Depois, o passar dos anos fez que as opções restantes quase não afetem uma à outra: com a Strada isolada na liderança e as demais na outra ponta, a rivalidade mais acirrada está entre Chevrolet Montana e a Saveiro. E ainda assim, elas na verdade não chegam a dividir os mesmos clientes porque a primeira tem concepção mais simples, focada no custo/benefício, enquanto a outra agrada a quem valoriza a sofisticação. Sua linha 2015 se torna interessante porque procurou realçar justamente isso, em um processo parecido ao que se aplicou nos irmãos Gol e Voyage.
Assim como no hatchback, o maior destaque da Saveiro é o novo motor. O 1.6 16v MSI é parente direto dos TSI, o que significa um nível elevado de tecnologia embarcada com foco na eficiência energética. Ele foi testado por mais de 2,2 milhões de quilômetros, segundo a marca, e usa bloco e cabeçote em alumínio para reduzir o peso. Estão lá melhorias como balancins roletados, comando de admissão variável, duplo circuito de arrefecimento e uma série de componentes com geometria redesenhada, além do sistema de partida a frio E-Flex para dispensar o tanque auxiliar de gasolina. A potência de 110/120 cv e o torque de 15,8/16,8 kgfm (gasolina/álcool) podem não surpreender, mas a marca afirma que se ganhou muito em fatores como robustez e consumo.
Esta novidade ganha um contexto especial na Saveiro porque foi acompanhada pelo mesmo nível de evoluções na segurança: todas as versões ganharam freios a disco nas quatro rodas e controle de cruzeiro, enquanto a topo-de-linha Cross (exclusiva do novo motor) soma bloqueio do diferencia, controles de estabilidade e tração, freios ABS com função fora-de-estrada e assistentes de partida em subida e frenagem. Falando em versões, ela agora vem em Startline, Trendline e Cross, e tem a maior parte dos opcionais agrupados em pacotes divididos por função: de acordo com a versão, o Active traz acessórios visuais, o Interativo dispositivos eletrônicos e o Work itens de uso comercial. Também vieram novas opções de cor externa e revestimento interno.
Volkswagen Saveiro Rock in Rio (28/05/2015)
Depois de Fox e Gol, agora é a picape compacta da Volkswagen que comemora os trinta anos do evento de música. As novidades começam pelo exterior, com adesivos laterais, retrovisores prateados, farois e lanternas escurecidos e rodas aro 15”. Por dentro, vêm apliques vermelhos em várias partes, bancos com tecido exclusivo, pedaleiras em alumínio e soleiras das portas exclusivas. A lista de itens de série traz ar-condicionado, conjunto elétrico, sensores de estacionamento traseiros, cobertura marítima para a caçamba, e volante multifuncional em couro. Esta Saveiro é baseada na versão Highline, é sempre equipada com motor 1.6 de até 104 cv e câmbio manual de cinco marchas, e vem nas cores azul, branco, prata, preto e vermelho.