E finalmente se revela o maior lançamento do ano. Depois de todos esses anos como modelo de entrada na versão Mille, o Uno volta aos tempos áureos ao passar por uma reinvenção completa, em que deixou de lado a bandeira da racionalidade para apostar no desenho arrojado e na originalidade, revolucionando o segmento e reforçando a imagem inovadora e criativa de sua marca.
Inédito, seu desenho exterior pode até lembrar outros Fiat, como o 500 ou o Panda europeu, mas seu estilo é único. A nova imagem do carro está presente em todos os ângulos que se olhe: seja na frente abaulada com os faróis retilíneos ou na traseira retilínea suavizada pelas lanternas, mas é o que seria a grade dianteira quem concentra o charme do carro, simbolizando literalmente o seu novo conceito de “quadrado arredondado”. Seu tamanho diminuto também indica que ela tem função unicamente decorativa, por ser fechada: a refrigeração do motor cabe à grande grade do parachoque.
Por se tratar de um projeto totalmente novo, sua cabine tampouco deixa a desejar com relação a novidades. Seus bancos são quase tão altos como em uma minivan, e há ótimo espaço tanto na frente como atrás, para cinco ocupantes. Os materiais de revestimentos agradam ao toque, e seu painel lembra bastante o do 500, ainda mais no quadro de instrumentos com elementos circulares. As novas tendências se refletem na profusão de porta-objetos, no console de teto presente em algumas versões e nos bancos traseiros reclináveis. Quanto ao porta-malas, 280 litros, que podem passar a 690 com os bancos rebatidos.
Sob o capô, o novo Uno estreia os motores Fire Evo. Voltado para o desempenho, o 1.0 produz saudáveis 73/75 cv de potência e 9,5/9,9 kgfm de torque, enquanto o 1.4 gera 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm (gasolina/álcool). O compacto também traz a novidade da personalização: inspirado no 500, ele surge com a aposta na personalização para ser mais atraente no segmento, trazendo opções de kits de temas diversos, como Tribal ou Square, que incluem desde adesivos pelo exterior até peças exclusivas, como aerofólios, capa dos retrovisores, ponteira do cano de escape e itens na cabine.
Quanto à versões, o modelo oferece três, a básica Vivace, que traz de série apenas itens essenciais, além do econômetro herdado do antecessor, enquanto a intermediária Attractive adiciona comando interno da tampa do tanque e do porta-malas e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, entre outros. A versão de topo, Way, é um capítulo à parte. A tabela de preços abaixo já inclui as versões com duas portas, previstas para os próximos meses.
Versão | 1.0 Evo (R$) | 1.4 Evo (R$) |
Vivace 2 portas | 25.550 | - |
Vivace 4 portas | 25.450 | - |
Attractive 2 portas | - | 29.280 |
Attractive 4 portas | - | 31.080 |
Way 2 portas | 26.690 | 30.070 |
Way 4 portas | 28.490 | 31.870 |