Surgido em 1980, o Gol patinou tão feio no início que quase não resistiu, por problemas como a motorização inadequada. Mas a VW não quis desistir do seu então caçula, fez várias mudanças, e as vendas começaram a subir, subir, subir… A ponto de em 1987 ele assumr o posto de carro mais vendido do país. Ganhou versões populares, luxuosas, esportivas, tudo caiu no gosto do povo. Logo superou as vendas do Fusca, e ganhou a fama de ser seu sucessor.
Por causa disso, ano passado a marca promoveu o Gol Fest, superevento que comemorou os 30 anos de seu carro-chefe. Nesse evento o Vintage foi apresentado apenas como carro de imagem, sem pretensão de venda. Mas a marca decidiu voltar atrás e hoje o lança como uma seletíssima série de 30 unidades, vendidas sob encomenda ao exorbitante preço de R$ 51.180.
Por fora ele chama a atenção pela cor branca ornamentada com diversas faixas e pelo teto na cor preta, além das rodas BBS aro 16’’ na cor branca. Já seu interior apresenta revestimentos de bancos e portas em couro preto e branco, cores que se manifestam também nos detalhes do painel.
Quanto a equipamentos, o modelo toma como base a versão Power, até no motor: ele usa o mesmíssimo 1.6 de 101/104 cv de sempre (gasolina/álcool). Entretanto, o toque especial do Vintage está no porta-malas: ele vem com uma guitarra personalizada da marca Tagima Stratocaster e sistema de amplificador de som.