Quem poderia imaginar que esta versão especial chegaria à quarta fase? As melhores memórias vão lembrar que a pioneira não teve o melhor dos começos em 2004, mas o fato é que o campeão brasileiro de vendas não desistiu do que virou uma das nossas modas regionais mais rentáveis. O Gol agora aproveita o facelift mais recente para não só voltar a beber da fonte que originou o CrossFox como realçar mais uma vez o conjunto de diferenças que faz esse par de hatchbacks compactos conviver tão bem sob a mesma marca.
Falar dos aventureiros urbanos já virou habilidade básica de qualquer entusiasta brasileiro de carros. Essa tendência já deixou os seus tempos de apogeu, mas basta olhar a linha das marcas mais importantes do país para perceber que não vai deixar de existir tão cedo. O primeiro Gol Rallye chegou numa época em que esse nicho já se encontrava firmado, passando então a investir na diversificação. Surgiu a adesão de novas categorias, como Fiat Doblò e Idea Adventure, mas também veio a variação dos kits de acessórios, quase sempre instalados em concessionária e que davam apenas o visual diferenciado, sem alterações profundas para manter o preço bem menor que o das versões tradicionais. Reduzir preços sempre soa como música para o público dos carros populares, mas o caso desses kits não teve sucesso porque o gosto era mesmo pelas versões bem mais modificadas e, por outro lado, o valor deles não era retornado ao revender o veículo usado. Essas devem ter sido as razões pelas quais o Gol Rallye melhorou bastante já fase seguinte, trazendo os itens exclusivos tanto externos como internos que começaram a fazer seu sucesso. A fórmula se manteve a mesma quando passou à nova geração, mas estas imagens provam que a cada reforma vem recebendo capricho maior – são justamente os detalhes que mostram mais uma vez por que Gol e Fox conseguem evitar o roubo mútuo de vendas
Qualidade nunca foi um problema para o Gol, mas já faz muito tempo que existem rivais até melhores nesse quesito; a maior parte da sua fama vem mesmo é do passado, de quando se firmou como símbolo da jovialidade através de suas várias edições esportivas. O Fox é um nome vinte anos mais novo, que chegou a um Brasil já muito diferente. Ele tem um pequeno degrau de preço em relação ao irmão, mas sua maior diferença está mesmo é no conceito muito mais racional. É por isso que o Gol Rallye ganha visual mais esportivo que pseudo-aventureiro: estão lá a suspensão elevada em 23 mm e os apliques em plástico preto, mas o parachoque da nova Saveiro Cross ganha um papel ainda mais estético aqui: os enormes farois auxiliares fazem companhia às belas rodas exclusivas aro 16” (cujos pneus 195/55 reforçam que o carro não pretende encarar trilhas pesadas demais), à cor cinza dos retrovisores e dos apliques nos parachoques, ao spoiler traseiro e ao curioso suporte da placa pintado de cinza escuro. Por mais estiloso que ele tenha ficado por fora, versões assim nunca alteram muito a cabine: temos acabamento em dois tons, bancos exclusivos com o logotipo da série e pedaleiras esportivas. Ao lado do motor 1.6 flex, a maior vantagem está no pacote de itens, que só deixa para os opcionais câmbio automatizado, volante multifuncional e sistena de som multimídia. Este carro parte de R$ 45.850.