Quando se fala em séries especiais de carros, várias vezes os comentários exaltam aquelas que se esforçam em manter a discrição. Afinal, elas conseguem agradar a mais pessoas, costumam desvalorizar menos na revenda, e ainda têm custo de produção menor do que aquelas que se diferenciam mais. Essa é uma daquelas escolhas puramente racionais, aquelas que tanto quem compra como quem vende sabem que é o “caminho seguro”. Mas e quando aparece um caso em que o lado emocional se torna simplesmente impossível de ignorar?
Associar carros ao futebol já é uma prática comum no mundo todo. No mercado brasileiro, o primeiro exemplar mais notável foi o Gol Copa, em 1982. Como isso significava reunir duas das maiores paixões locais, não era de se estranhar que a iniciativa tenha virado um sucesso. A Volkswagen voltou a fazer séries especiais nos eventos seguintes (o deste ano contou com a Seleção), mas não demorou a ser acompanhada pelas concorrentes – o caso da Chevrolet não foi muito feliz com a série Champ, em 1998: Corsa hatchback e picape e S10 eram anunciados com o slogan “3x0 fora o baile”. Nos dias de hoje, a Hyundai deu continuidade à sua investida na nacionalização usando a linha HB20, e agora chega a vez de a Fiat mostrar a sua aposta.
Na verdade, associar esta edição do Uno àquelas outras não seria totalmente correto. Elas estão em uma situação diferente porque a Hyundai patrocina o evento da FIFA, enquanto a Volkswagen se encarrega do time brasileiro. Por causa disso, em vez de algum dos respectivos logotipos o que você vê aqui é o logotipo Rua, que à campanha publicitária atual da Fiat, “Festa na Rua” – o uso da bandeira brasileira e de suas cores são a alusão “subliminar” à Copa. Esta edição é limitada a duas mil unidades, sempre baseadas na versão de entrada Vivace, e começa em R$ 33.964. Para quem conhece um pouco mais da história do modelo, esta também será a última antes do primeiro facelift da geração atual, que está previsto para aparecer no segundo semestre.
Quanto à tal emoção mencionada no começo do texto, ela começa a aparecer com a própria cor do carro. Como ele só vem no amarelo das imagens ou em branco, seus potenciais compradores precisam gostar de ser o centro das atenções mesmo depois da Copa – se você está interessado no carro, este talvez não seja o melhor momento para lembrar o quão difícil vai ser encontrar outra dessas pessoas no futuro, para a qual revendê-lo. Contudo, se isso não lhe preocupa, você vai gostar de saber das outras novidades que ele traz: estão lá rodas de liga leve aro 14”, farois com máscara negra, adesivos do logotipo da série e da bandeira do Brasil estilizada, e os já famosos quadrados coloridos: o azul, o amarelo e o verde estão nos aneis da dianteira e no logotipo traseiro.
Entrando no carro, as novidades diminuem só um pouco. Os bancos ganharam revestimento exclusivo com parte central em azul, detalhe amarelo e o logotipo da série bordado, os comandos do ar-condicionado vêm em azul, e o volante ganhou revestimento em couro com costuras em amarelo. Como é de praxe em edições especiais, seu pacote de itens de série é mais generoso: o Uno Rua traz ar-condicionado, conta-giros, direção hidráulica, farois de neblina, porta-objetos de teto, predisposição para rádio, spoiler traseiro e travas e vidros dianteiros elétricos, entre outros. Assim como a maioria das séries especiais lançadas pela Fiat nos últimos meses, esta é tida como um pacote de equipamentos, que se soma ao Uno Vivace 1.0 quatro-portas por R$ 5.744.